×
Loading ...

Mitos da criação dos antigos romanos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os mitos são histórias sagradas que fazem parte de cada cultura. Os mitos da criação explicam as origens do mundo, o nascimento dos seres humanos e, às vezes, a derivação de uma determinada cultura. Os mitos romanos sofreram forte influência da mitologia grega. Os mitos da criação podem ser divididos em dois tipos: um pertence à criação do mundo e o outro à fundação do Império Romano.

A história de Rômulo e Remo explica a fundação do Império Romano (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Criação do mundo

Assim como sua contraparte grega, o mito da criação romano retrata o mundo antes da criação como uma matéria amorfa, ou caos, que se caracterizava pela coexistência desarmoniosa de opostos. Uma força naturalmente mais elevada, Deus, põe fim a esse estado conflitante separando todas as forças naturais e organizando-a em um todo harmonioso. Deus também moldou o planeta Terra rolando a matéria em uma bola. Esse mito da criação refletiu-se mais tarde na filosofia platônica, que também falava sobre a criação do mundo como a separação dos opostos e a criação da harmonia.

Loading...

Criação do homem

Há duas variações na criação do ser humano. Uma versão retrata Deus criando criando um ser humano com a semente Divina. Outra história diz que Prometeu esculpiu um homem de um torrão de terra para se assemelhar aos deuses. Assim como a Terra ainda continha algumas qualidades divinas, da mesma forma ocorria com os seres humanos. E assim eles diferiram das outras criaturas por andar em posição ereta e olhar para os céus, e não para o chão como as outras criaturas.

Criação do Império Romano

Uma fonte diz que Roma foi criada por volta do décimo segundo século após a Grécia e a Ásia. Diz a lenda que Eneias, um dos maiores soldados do Exército Grego, venceu a batalha contra a Ásia e mudou-se para Cartago, onde a rainha Dido apaixonou-se por ele. Mas ele decidiu viajar de volta para a Itália, onde fundou a cidade de Roma. Lá ele criou uma nova mitologia que guarda forte semelhança com a mitologia grega.

Rômulo e Remo

O mito sobre Rômulo e Remo explica a criação de Roma. Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos. Foram abandonados por seus pais e postos em uma cesta que ficou flutuando no Rio Tibre. Os gêmeos foram resgatados por uma loba que os amamentou antes de serem encontrados por um pastor que os educou. Quando cresceram, os gêmeos visitaram o lugar onde foram encontrados pela loba e decidiram construir ali uma cidade. Os irmãos discordaram sobre onde a cidade deveria se originar, e Rômulo, com raiva, matou seu irmão. A cidade fundada por Rômulo recebeu o nome em homenagem ao seu fundador.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...