Como fazer mixagens profissionais no programa LOGIC Pro 8

Escrito por chris anzalone | Traduzido por fábio pinheiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer mixagens profissionais no programa LOGIC Pro 8
Logic Pro é um programa de produção musical da Apple para o engenheiro de sons graves (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O Logic Pro é um programa de produção musical da Apple para o engenheiro de sons graves. Enquanto o programa "GarageBand" da Apple é adequado para aqueles que apenas querem mexer um pouco com gravações e mixagens, o Logic Pro chega àqueles que têm pós-produções profissionais em mente. O desenho do Logic Pro 8 pode parecer intimidador, com todas as suas trilhas, mixadores, equalizadores gráficos, sintetizadores e opções de efeitos. Mas uma vez que você se torna familiar com o processo, poderá começar a mixar sua música profissionalmente e sem sair de casa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Instrumentos
  • Microfones
  • Cabos de instrumentos
  • Interface de som

Lista completaMinimizar

Instruções

    Abrindo o programa

  1. 1

    Abra o Logic Pro 8, o qual deveria aparecer na sua pasta de aplicativos. Clique em "Macintosh HD" na área de trabalho, selecione "Applications" e então "Logic Pro". Até esse ponto, suas gravações devem aparecer na sua janela principal "Arrange" com a sessão de cada instrumento e vocal gravada em uma trilha separada (suas faixas sonoras são barras horizontais longas na janela "Arrange"). Você deve ter finalizado completamente a gravação antes da etapa de mixagem, já que cada ajuste afetará a mixagem do som por completo.

    Como fazer mixagens profissionais no programa LOGIC Pro 8
    Adicione efeitos apropriados a cada trilha sonora (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
  2. 2

    Adicione efeitos apropriados a cada trilha sonora. Alguns instrumentos, como a guitarra, podem exigir uma “Distortion” ou “Amp Modeling” para alcançar um som mais realista, enquanto o comando do sintetizador pode exigir “Reverb” ou “Echo” para conseguir um som eletrônico mais vago. Para os vocais, você pode usar o efeito “Pitch” do programa Logic para melhorar o nível de uma voz cantando ou até mesmo aplicar uma qualidade de canto eletrônico similar à autoafinação. A fim de avaliar os seus efeitos, clique em “Window” na sua barra de menu e selecione “Mixer” para acessar o seu mixador lógico. Nessa janela, suas faixas de som aparecerão em uma lista horizontal em vez de numa coluna vertical e em cada trilha haverá uma série de caixas chamadas “Inserts”. Clique em qualquer caixa “Insert” para acessar a lista de efeitos disponíveis àquela faixa e use qualquer efeito necessário para melhorar o som.

  3. 3

    Altere a automação da sua faixa sonora. Cada som de instrumento e vocal é afetado por parâmetros específicos, como “Volume”, “Pan” (se pode ser ouvido da esquerda, direita ou no centro da mixagem), “Cutoff”, “Resonance”, “Attack” e outros aspectos, dependendo do tipo de trilha e dos efeitos que você aplicou. Para acessar esses parâmetros, retorne à janela “Arrange”, a qual deveria agora aparecer por trás do mixador, clique na aba “Track” na parte superior e selecione “View Track Automation”. Acima de cada faixa você verá uma caixa contendo todos os seus efeitos disponíveis e seus aspectos seguidos por uma grade que corre por toda a linha de tempo. Escolha um efeito ou traço da lista que você gostaria de editar e mova a linha horizontal para cima ou para baixo na linha do tempo visando, de modo idêntico, aumentar ou diminuir a presença dessa característica. Por exemplo, se você clicar em "Volume" na lista e mover a linha para cima, o volume aumentará para aquela trilha em particular. Ajuste cada configuração até que ela soe correta para você.

  4. 4

    Equalize a sua mixagem. Equalizar (ou simplesmente "EQ", na terminologia industrial) refere-se aos ajustes de frequências altas, médias e baixas a fim de aperfeiçoar o som de cada gravação. Por exemplo, um som grave exige uma presença muito maior de baixas frequências, enquanto uma guitarra rítmica solicita a presença de uma frequência mais alta (ou aguda). Para ajustar as frequências de uma faixa sonora, volte para o seu mixador e clique na grade “Channel EQ” correspondente. Essa grade aparece na parte superior de cada trilha. Quando você clica sobre ela, a sua janela "EQ" aparece com a imagem de um gráfico de linha contendo baixas frequências à esquerda e altas frequências à direita. Para aumentar a presença de frequências baixas, clique no lado esquerdo da linha no centro do gráfico e puxe para cima. Para aumentar as frequências médias (mid-tones), dê um clique sobre a linha no centro e mova para cima. Para frequências agudas, selecione o lado direito da linha e puxe para cima. Puxe a linha para baixo a fim de reduzir a presença de frequências específicas. Equalize cada trilha sonora de acordo com o seu gosto. Para uma maior precisão, equalize suas trilhas em pares isolando-a das que usam frequências similares (tais como tambor de chute e grave). Clique o botão "S" (solo ou único) em cada faixa para isolá-la e escute os pares juntos ao mesmo tempo. Caso suas músicas se misturem umas às outras, ajuste as frequências até que cada uma se ajuste suavemente na mixagem.

Dicas & Advertências

  • Se você já tiver gravado o seu projeto ou caso não tenha finalizado a gravação, grave cada parte antes de mixar. Apenas conecte o seu equipamento musical ao computador preferivelmente através de uma interface de áudio USB para conseguir a melhor qualidade sonora. Uma interface é uma placa de som externa para computador que contém tomadas de instrumentos, de microfone e outros artefatos de entrada de dados essenciais. Por meio da conexão desse dispositivo no seu computador e da conexão de seus instrumentos nas tomadas apropriadas, você pode gravar músicas sem defeitos e sem qualquer barulho de fundo da gravação. Uma vez que você tiver tudo conectado, selecione qualquer faixa vazia com o seu mouse e clique no botão vermelho "Record" na parte inferior da janela "Arrange".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível