×
Loading ...

Como mixar e masterizar vocais de rap

Atualizado em 23 março, 2017

Mixar vocais em um rap é muitas vezes o passo mais difícil, exigindo tanto conhecimento quanto experiência. Usando os passos adequados e sabendo que os efeitos devem ser utilizados para melhorar a mixagem, é possível obter vocais de rap com som profissional. No entanto, esse passo não deve ser tomado de ânimo leve, pois vocais indevidamente mixados podem fazer com que uma trilha perfeita adquira um som não profissional e desagradável.

Instruções

  1. Mixe todos os outros elementos da música, como bateria e baixo, antes de fazer qualquer trabalho significativo nos vocais. Dessa forma, o foco correto pode ser colocado nos vocais, sem a necessidade de prever como soará na mixagem final. Isso é especialmente verdadeiro com vocais de rap, em que a clareza de cada componente de uma música é importante para que as letras sejam facilmente distinguidas.

    Loading...
  2. Silencie todas as outras faixas, exceto as dos vocais, e faça a mixagem inicial e a masterização dos vocais. Equalização (EQ), compressão, reverb (reverberação), delay (atraso) e eco são efeitos comumente usados​​, e familiarizar-se com o que funciona para você e para o vocal que estiver sendo mixado é fundamental. Não existe uma fórmula; um bom negócio de mixagem e masterização é simples questão de tentativa e erro.

  3. Deixe que todos os componentes da música sejam ouvidos e mixe o volume de cada faixa até que tudo esteja em um nível adequado e nenhum instrumento ou vocal abafe outro. Além de gerenciar o volume para assegurar que cada componente seja ouvido corretamente, a experimentação com equalizador pode ser uma grande ajuda na criação de uma mixagem clara e poderosa. Não existe um método claro para isso e a experimentação é a chave para uma boa mixagem.

  4. Ajuste os efeitos e a equalização de frequências para promover o máximo de clareza e impacto de cada aspecto da música. Além disso, você pode aumentar frequências diferentes para a música inteira para realçar partes que devem se destacar. Para o hip hop, é comum aumentar a prevalência de frequências mais baixas para um som que seja pesado no baixo.

  5. Pare de mixar por algumas horas para reduzir a fadiga. Muitas vezes, escutar e mixar uma música por um tempo prolongado pode reduzir sua capacidade de discernir a qualidade da mixagem. Fazer uma pausa pode ajudar a identificar erros na mixagem quando recomeçar a trabalhar. Compare seus vocais com seus favoritos para ver se você está no caminho certo.

Loading...

O que você precisa

  • Computador
  • Software de mixagem e masterização
  • Monitores de estúdio

Referências

Loading ...
Loading ...