Como usar um mixer de áudio

Escrito por luke roberts | Traduzido por tamy gonzales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar um mixer de áudio
Mixer de áudio (Audio mixer image by Mladenov from Fotolia.com)

Existem muitas utilidades para um mixer de áudio, e saber de toda capacidade do aparelho vai elevar muito sua experiência em usá-lo. Um mixer é uma ferramenta essencial quando se trabalha com áudio. Desde usar o mixer ao vivo em ambientes, como DJ, até trabalhar com produções num estúdio, ele é, geralmente, a ferramenta chave em sua gama de equipamentos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Mixer de áudio
  • Cabos adequados
  • Fontes de entrada

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como usar um mixer de áudio

  1. 1

    Um mixer de áudio é um jeito de separar, combinar e controlar diferentes entradas de áudio. Alguns mixers em estúdios de gravação, podem acomodar várias centenas de canais, enquanto você poderá ver um DJ usando um mixer para apenas dois canais. Em ambos os casos, o usuário terá um controle completo sobre seu áudio.

    Para obter uma instalação bem feita, você deve conectá-lo devidamente. Para ligar o aparelho, você não precisa de nada além de um cabo de energia conectado. Para ouvir o som, o mixer deve ter saídas de áudio, ou você pode passar o sinal para um amplificador, que é, então, conectado aos alto-falantes.

  2. 2

    Uma vez que seu mixer esteja configurado para receber áudio, você precisa planejar suas entradas. Para cada fonte de áudio que você queira no seu mixer, você a atribuirá a um canal específico.

    Daí em diante, você pode controlar todos os aspectos do áudio vindo dessa fonte por esse canal. Tipicamente, cada faixa de canal em um mixer vai incluir algum tipo de equalizador, um controlador de ganho, um controlador de balanço, um botão mudo, ou mais características.

    Assim que você conectar sua fonte à entrada do canal correspondente, essa fonte de áudio passará por aquele canal.

  3. 3

    Para ajustar a intensidáde do sinal que passa pelo mixer, você precisa ajustar o ganho. A maior parte dos mixers tem um botão de ganho, ou na faixa do canal, ou na parte traseira do aparelho, perto das entradas de cada um. Uma vez que você configurar a intensidade inicial, todos os outros níveis podem ser feitos com atenuadores ou potenciômetros, dependendo do mixer.

    Os mixers terão atenuadores ou botões para ajustar a intensidade do sinal em cada canal. Você pode usá-los para aumentar ou diminuir o sinal que sai do mixer.

    Além de cada canal ter seu próprio controle de intensidade, haverá um atenuador mestre da intensidade também. Isso ajustará o nível do sinal de áudio passando por ele.

  4. 4

    Em aparelhos mais avançados, você pode atribuir barramentos. Usar essencialmente barramentos requer canais específicos e cria um novo nível mestre para esses canais. Por exemplo, se você têm um mixer grande, você pode atribuir todos os seus canais de baterias ao mesmo barramento. Desse modo, você poderia controlar a intensidade geral de todos esses canais com um único atenuador ou potenciômetro.

  5. 5

    A maioria dos mixers possui algum tipo de VU meter, ou analógico ou digital, que mostra a intensidade do sinal passando por ele a qualquer momento. Esse medidor terá níveis indo de altos números negativos a zero, e indo para o vermelho com números positivos. Para manter seu sinal o mais limpo possível, você deve tentar manter a intensidade geral em zero ou abaixo.

    Se for muito alto, ou no vermelho, você começará a ouvir uma distorção, e também colocará seu aparelho sob um estresse desnecessário. Se você não tiver uma intensidade suficientemente alta, você não terá um sinal forte o bastante, comprometendo assim a qualidade do áudio.

  6. 6

    Outra opção que você tem em muitos mixers, é a capacidade de usar inserções. Elas permitem que você envie e receba de volta o sinal, por meio de um dispositivo auxiliar, como um compressor.

    Mais uma das características avançadas nos aparelhos mais atuais é a habilidade de conectar seu mixer diretamente a um computador, por portas USB ou Firewire. Isso permitirá que você faça mixagens em tempo real com um software de edição digital.

  7. 7

    Utilizar um mixer de áudio é essencial para muitos tipos de produções, incluindo produções de vídeos. Enquanto alguns mixers podem parecer difíceis de compreender, eles são geralmente muito mais fáceis de usar do que aparentam ser. Esteja confortável com as faixas dos canais presentes no mixer, e o aparelho todo se tornará fácil de manusear

    Isso não só fará esse mixer, especificamente, fácil de usar, mas vai permitir que você utilize qualquer aparelho que cruzar seu caminho.

Dicas & Advertências

  • Embora mixers pareçam complicados, cada canal é usualmente o mesmo. Se você aprender como um canal funciona, você será capaz de usar todo o mixer. Um mixer de dois canais não deve ser mais complicado de se mexer do que um com 48 ou 96 canais.
  • Mantenha seu aparelho em um ambiente seguro e limpo, preferencialmente longe de comida, bebidas ou fumaça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível