Mais
×

Quem eram os moabitas citados na Bíblia?

Atualizado em 31 maio, 2017

Os moabitas eram habitantes da nação de Moabe, uma das nações vizinhas da antiga Israel. Eles já estavam na terra no momento do êxodo de Israel sobre o Egito e permaneceram até após o encerramento do Velho Testamento, embora fossem governados por Israel e outros países ao longo da sua existência. Eles primeiro obtiveram nota no livro de Gênesis como os descendentes de um filho nascido por incesto. Eles continuaram a ser referenciados em uma luz negativa até sua última menção no livro de Sofonias. Esse profeta profetizava a queda da nação por sua arrogância e hostilidade em relação a Israel.

Moabe ficava a leste do Mar Morto, onde hoje é a moderna Jordânia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Origem

De acordo com Gênesis 19:37, os moabitas eram descendentes de Moabe, filhos de Ló com sua filha. Ele foi concebido após a destruição de Sodoma e Gomorra, quando Ló e suas filhas estavam vivendo nas montanhas depois de fugirem de Sodoma e Zoar. As filhas de Ló acreditaram que não havia homens deixados na região para se casar. Para preservar a sua linha de família, a filha mais velha de Ló seduziu seu pai para embriagá-lo, então concebeu dele.

Localização

A terra de Moabe começou a leste do rio Jordão e estendeu-se a cerca de 80 km ao sul da fronteira sul do Mar Morto. Essa estava imediatamente a leste da terra prometida a Israel, conforme descrito em Números 34:10-12. Foi, principalmente, um platô fértil alto, cortado por numerosos desfiladeiros onde riachos fluíam em direção ao Mar Morto.

Interação com Israel

De acordo com Êxodo 15:15 e Números 22:2-3, a destruição dos exércitos egípcios e amorreus na mão de Israel aterrorizou os moabitas. O rei Balaque enviou Balaão para amaldiçoá-los, embora tenha prosseguido com a guerra, quando Balaão falhou em agir. No entanto, os moabitas prejudicaram a nação de Israel, levando-a à idolatria quando os homens israelitas casaram com suas mulheres. Por causa do antagonismo da nação para com os seus vizinhos israelitas, o Senhor colocou uma maldição sobre eles, proibindo-os e aos seus descendentes de entrarem no tabernáculo (Deuteronômio 23:3-6). Eles permaneceram inimigos de Israel durante a maior parte do Antigo Testamento, Moabe por sua vez, subjugou e foi subjugado (Juízes 3:14, 2 Samuel 8:2, 2 Reis 1:01).

Descrição bíblica

Os moabitas são descritos como um povo próspero, confiante e poderoso, mas também como arrogantes e praticantes da idolatria (Jeremias 48:7, 11, 14, 29; 1 Reis 11:07). Eles adoravam aos deuses Quemós e Baal-Peor (Números 21:29, 25:1-3) e Jeová os amaldiçoou. No entanto, o apóstolo Mateus descreve Rute, a moabita convertida ao judaísmo, como uma mulher de excelência que se tornou a bisavó do rei Davi e um antepassado de Jesus Cristo (Rute 3:11, 4:17-22; Mateus 1:1 -5).

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article