Mais
×

Como fazer uma mochila de camisetas sem máquina de costura

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode fazer mochilas de camisetas velhas sem usar uma máquina de costura. Tecidos de malha não desfiam quando cortados, permitindo que as pontas fiquem sem acabamento para projetos de reciclagem que não requerem costura. Uma série de nós ligam as bordas da mochila, e a bainha já costurada da camiseta se torna o revestimento para o fecho de cordão. Use a mochila para levar coisas essenciais a praia, pijama para a casa de um amigo ou brinquedos para um jogo.

Instruções

Usando uma bolsa com fecho de cordão como inspiração, faça uma mochila sem costura usando uma camiseta (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Abra a camiseta na sua área de trabalho. A largura dela e o comprimento da bainha até debaixo do braço precisam medir pelo menos 45 cm cada. Cortando as duas camadas de tecido, faça um quadrado de 45 cm, com uma ponta do quadrado sendo a bainha. Você terá dois quadrados desse tamanho. As bordas da bainha serão o topo da bolsa, então escolha uma camiseta sem nenhuma estampa ou desenho, do contrário estará de cabeça para baixo quando você terminar.

  2. Remova o excesso da camiseta da superfície de trabalho. Mantenha os dois quadrados empilhados e as bainhas na mesma direção. Coloque os quadrados com as bainhas para cima e, cortando as duas camadas, tire dois quadrados de 5 cm dos cantos inferiores.

  3. Corte tiras de 5 cm das margens e espaçadas 1,5 cm da lateral e da parte de baixo da bolsa. Corte as duas camadas ao mesmo tempo para manter as tiras uniformes dos dois lados.

  4. Amarre cada tira combinante em um nó para manter os quadrados juntos. Isso cria o bolsão da mochila.

  5. Apoie a bolsa reta na superfície, com a bainha virada pra cima. Faça cortes na bainha em cada lado da bolsa, perto da margem. Vire a bolsa e corte tiras na bainha do outro lado da mesma forma. Você terá quatro aberturas nela.

  6. Corte dois pedaços de 90 cm do cordão. Prenda o alfinete na ponta de um deles. Insira o alfinete na bainha do lado frontal esquerdo. Passe-o por dentro da bainha e tire-o na abertura do outro lado. Vire a bolsa e insira o alfinete pelo lado esquerdo de trás, puxando-o até sair do outro lado. Depois disso, remova o alfinete. O começo e o final do cordão estarão no mesmo lado da bolsa. Puxe-os para acertar e ter o mesmo tamanho dos dois lados.

  7. Puxe o cordão remanescente pela bainha da mesma forma, mas comece e termine no lado oposto da bolsa. Puxe o cordão para ter uma quantidade igual saindo de cada abertura. Você terá duas pontas em cada extremidade.

  8. Estenda a bolsa na superfície, novamente com a bainha para cima. Leve uma das pontas de cordão até o quadrado no canto inferior do mesmo lado e passe por baixo do nó da beirada. Leve o outro cordão para baixo e equipare as duas pontas, depois amarre uma na outra. Isso conecta os dois cordões de puxar a bolsa e cria um alça para passar no ombro. Repita o processo do outro lado com as duas pontas remanescentes para criar a segunda alça.

  9. Puxe os cordões na parte de cima da mochila para fechá-la. Passe as alças nos ombros para carregá-la nas costas.

O que você precisa

  • Camiseta
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • 2 m de cordão
  • Alfinete de fralda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article