Mochilão: Tudo o que você precisa saber

Escrito por teo spengler | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Fazer um mochilão ajuda a limpar a mente e tonificar o corpo (Getty Images)

Para pessoas que adoram trilhas e acampamentos, um mochilão é o próximo passo. Aprenda como começar.

1. Escolha um parceiro

Preparar o básico em casa ajuda a tornar a viagem mais tranquila e relaxante. Um dos primeiros passos é encontrar uma boa companhia. Fazer trilhas com um parceiro é mais divertido e seguro do que sozinho. É ideal começar o mochilão com um parceiro experiente que possa lhe ensinar dicas e truques durante a viagem, mas outro iniciante animado também serve. Se nenhum de seus amigos estiver interessado, procure por grupos organizados dos quais participar até ganhar mais experiência.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
O parceiro ideal para um mochilão conhece os truques (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

2. Entre em forma

Se você já faz trilhas regularmente e se considera ativo e em forma, seu corpo provavelmente está pronto. Contudo, se você é do tipo que pega o elevador e não consegue lembrar da última vez que caminhou mais do que até o ponto de ônibus, prepare seu corpo para a aventura. Comece com caminhadas curtas em regiões planas e depois faça caminhadas mais longas, com mudanças na elevação. Depois de organizar os materiais do mochilão, leve a mochila cheia em suas caminhadas diárias para preparar seus ombros e costas também. Se tiver algum problema de saúde, converse com seu médico.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Pratique caminhadas diurnas perto de casa para entrar em forma (diego cervo/iStock/Getty Images)

3. Escolha uma mochila

Sua melhor amiga em um mochilão é sua mochila, e escolher a certa é essencial. Mochilas menores e mais leves são ótimas para as viagens curtas adequadas a iniciantes, mas as maiores carregam mais coisas, então é preciso encontrar um equilíbrio. Para viagens de um ou dois dias, especialistas sugerem uma mochila com capacidade entre 20 e 60 litros e que pese 2,5 kg ou menos. Quando começar a planejar viagens de várias semanas, será preciso repensar este tamanho, principalmente se for viajar durante o inverno, quando mais roupas são necessárias. Experimente a mochila na loja e certifique-se de que seja do tamanho certo para suas costas.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Encontre uma mochila forte e confortável (Ljupco/iStock/Getty Images)

4. Compre os itens essenciais

Você precisará investir em vários outros itens importantes antes da viagem, incluindo uma barraca e um saco de dormir. O melhor é ir a uma loja de qualidade para escolher pessoalmente os materiais. Para barracas e sacos de dormir, leve em conta o tamanho, o peso e o preço. Sempre monte uma barraca antes de comprá-la para garantir que consegue realizar esta tarefa rápida e facilmente. Compre umas botas resistentes e confortáveis para trilhas, que sejam mais rígidas e fortes do que os calçados utilizados para caminhadas, mas evite as pesadas, como as de alpinismo. Também precisará de roupas que possam ser vestidas em camadas, para se aquecer e se proteger do sol e da chuva.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Escolha uma cabana feita para uma, duas ou mais pessoas, dependendo de seus planos (andreusK/iStock/Getty Images)

5. O que comer

Se está acostumado a fazer costelinhas de porco e milho cozido no sabugo em uma grelha a carvão quando vai acampar, pense outra vez. "Leve" é a palavra chave aqui, e não estamos falando de calorias. É preciso eliminar alimentos e equipamentos de cozinha pesados. Refeições desidratadas são fáceis e não vão quebrar suas costas — é só adicionar água quente e servir —, mas, para viagens curtas, não são sua única opção. Leve o que estiver disposto a carregar, incluindo lanches populares entre mochileiros, como frutas secas, misturas de grãos, granola e charque. Não esqueça de levar bastante água também.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Fogareiros de uma boca são úteis e leves (lofilolo/iStock/Getty Images)

6. Onde ir e por quanto tempo

Talvez você sonhe com um mês na Chapada Diamantina, mas comece aos poucos. Uma viagem de uma noite e dois dias, com trilhas de menos de 15 km, faz mais sentido como primeira viagem. Se quiser fazer três dias, use o mesmo acampamento para as duas noites, para reduzir os dias de trilha com a mochila pesada. Não precisa ir para longe de casa para ter uma experiência incrível. Escolha um parque nacional próximo e pesquise por uma trilha pitoresca que não tenha muitas mudanças de elevação. Idealmente, faça a viagem no verão, quando o clima estiver bom. Caso contrário, verifique a previsão do tempo antes de ir. Muitos sites de parques nacionais têm informações sobre o clima e as estradas; se não houver, ligue antes. Alguns parques exigem que você tenha permissões ou faça uma reserva.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Verifique se parques nacionais próximos de sua casa permitem acampamentos (RyanKing999/iStock/Getty Images)

7. Segurança

Algumas precauções podem mantê-lo seguro na trilha. Mesmo que seu parceiro seja experiente, deixe o itinerário completo com um amigo; se você não voltar quando planeja, ele pode notificar a polícia. Leve um kit de primeiros socorros e uma bússola, e saiba como e quando usá-los. Aprenda como pendurar seus alimentos para não atrair animais selvagens ou carregue uma lata hermética para comida. Se estiver levando crianças, seja realista e espere uma viagem mais lenta. O que quer que você leve para a trilha, traga de volta — deixe o ambiente limpo para o próximo viajante.

Mochilão: Tudo o que você precisa saber
Vá mais devagar se estiver viajando com crianças (Wojciech Gajda/iStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível