A moda de 1972: Estilos de roupas e cortes de cabelo hippies

Escrito por catherine mezensky | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A moda de 1972: Estilos de roupas e cortes de cabelo hippies
As roupas masculinas ficaram mais folgadas em 1972 (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os seguidores da moda em 1972 ainda usavam as roupas de espírito livre dos anos 60, mas a misturavam com a nova moda que aparecia; o visual hippie continuou sendo popular, mas as mulheres começaram a preferir roupas mais estruturadas e estilos de cabelo mais sossegados; os ternos masculinos começaram a ficar mais folgados e as roupas infantis eram coloridas e divertidas; os problemas mundiais desencadearam uma tendência por roupas chinesas.

Outras pessoas estão lendo

Estilo hippie

Os homens e as mulheres usavam estilos semelhantes em 1972. As pessoas combinavam o estilo "mod" com o estilo hippie dos anos 60, usando sapatos grandes com calça jeans, camisas, bandanas e cafetãs tingidos com "tie dye". Ainda, estampas étnicas continuaram populares. Em 1972, o presidente Richard Nixon viajou para a China e jaquetas e vestidos inspirados no Oriente viraram uma moda passageira nos Estados Unidos.

Cabelo natural

Em 1972, as pessoas preferiam o cabelo comprido e natural. As mulheres gostavam de cachos grandes, mas também de cortes mais curtos e repicados, e mulheres afro-descendentes usavam grandes penteados afro. Embora os cabelos das mulheres fossem informais, não eram tão selvagens quanto os dos anos 60, e o coque chignon clássico voltou à moda.

Estilo feminino

Durante o dia, as mulheres usavam roupas justas com sapatos grandes como vestimenta casual e as calças ainda não eram tão aceitáveis no trabalho, mas algumas mulheres ousavam usá-las — a moda saiu das minissaias dos anos 60 e entrou nas saias longas e calças. Pela noite, elas usavam roupas mais femininas, como um vestido envelope e saias longas com blusas presas no pescoço. Quando as mulheres rejeitaram seus sutiãs, os designers de roupas responderam, fazendo blusas sem alças que mostravam mais pele.

Moda masculina

Enquanto as mulheres usavam roupas mais justas, as roupas dos homens ficaram menos formais. As camisas tinham golas largas e as calças tinham pernas largas, as gravatas coloridas estavam na moda e, ainda, a visita de Nixon à China inspirou os homens a usarem jaquetas de Mao — essas simples vestimentas foram batizadas com o nome do líder Mao Zedung e tinham colarinhos altos e bolsos quadrados.

Roupas infantis

Estampas coloridas, listras, flores grandes e xadrez abrilhantavam as roupas infantis de 1972 e remendos falsos também davam variedade. Embora os garotos usassem roupas escuras tradicionais, também começaram a usar roupas mais coloridas, como rosa e amarelo. Os garotos também usavam blusas de gola alta no inverno, enquanto as meninas usavam roupas com laços, rendados e golas arredondadas — as mães vestiam suas filhas com vestidos de estilo marinheiro.

Casacos

Capas foram uma moda passageira do inverno de 1972, sendo feitas em lã, casimira ou camurça e podendo ser encontradas com ou sem capuz. Os casacos de botões saíram de moda e, ao invés disso, as mulheres inventaram um novo estilo, com casacos que pareciam capas acinturadas no corpo com uma gravata, como um vestido envelope — o veludo era um favorito tanto para capas quanto para casacos. Casacos brancos vendiam bem, mas também aqueles de tons pastel e alguns casacos eram tingidos com "tie dye".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível