Mais
×

Moda dos anos 60

Atualizado em 17 abril, 2017

Os anos 60 marcaram uma época de revolução e foram um dos períodos com mais consciência de moda na história recente. Os acessórios populares nos anos 60 incluíam calça boca de sino, roupas tie-dye, estampas Caxemira, tiara de Pocahontas e minissaias. Padrões incompatíveis, cores fluorescentes e pinturas psicodélicas foram também parte da moda dessa época.

Algumas tendências da moda dos anos 60 vieram para os séc. XXI (Fashion image by CODETZ from Fotolia.com)

Calça boca de sino

As calças boca de sino vestidas nos anos 60 eram maiores do joelho para baixo. Elas podem ser comparadas com o flare jeans da moda atual, e também com a loon pants e o boot jeans. Esse jeans é normalmente apertado na cintura, nos quadris e nas coxas, e se torna largo a partir do joelho. As calças boca de sino se tornaram muito populares nos anos 60 e foram usadas por várias celebridades como Sonny e Cher, Os Beatles e o super grupo Derek and the Dominos.

Calças boca de sino (jeans image by Tijara Images from Fotolia.com)

Tie-dye

As roupas tie-dye eram peças muito populares nos anos 60. Elas eram um padrão de cor feito com roupas torcidas para a obtenção de uma estampa colorida. As saias, bandanas, shorts e qualquer tipo de roupa ou material poderiam ser tingidos e usados nessa década. As tie-dye eram usadas com tiara de Pocahontas e colares de diferentes estilos.

As roupas tie-dye eram populares (tie-dyed shirts image by Jim Parkin from Fotolia.com)

Minissaias

Mary Quant, uma influente desenhista dos anos 60, foi a inventora da minissaia. Essa peça se tornou popular nos anos 60 juntamente com os minivestidos, botas planas e luvas pequenas e coloridas. A maioria das minissaias ficavam entre 15 cm e 18 cm acima do joelho e usar uma era um risco controverso na moda. Você precisava ser jovem para usá-la, pois ela era muito curta.

Usar uma minissaia era um risco de moda (Shopping image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Estampas Caxemira

As estampas Caxemira originaram-se na Índia e na Pérsia e foram muito populares nos anos 60 na cultura americana e também nos países bálticos da Europa. Essa estampa ainda faz parte da cultura da moda atual na forma de tapetes, roupas e cortinas.

As estampas Caxemira eram uma escolha popular (Paisley image by Platinum Pictures from Fotolia.com)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article