A moda de uma década: anos 70

Escrito por antonia blyth | Traduzido por marilei pissaia calegari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A moda de uma década: anos 70
A coleção Primavera 2011 de Marc Jacobs está inspirada claramente na moda da década de 1970. (Slaven Vlasic/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Os principais estilistas desta década, como Halston, desenhavam suas roupas para sair dançar toda a noite no Estúdio 54.

— Estee Stanley, Estilista

Você gosta de calças largas? Elas são agradáveis e caem muito bem com um monte de pulseiras douradas que você pode comprar na sua loja predileta. Nesta temporada, fique de olhos bem abertos nos vestidos de estampas ousadas. Estas peças superdiferentes eram itens básicos da moda dos anos 70! Todo ano, algum elemento desta época encontra espaço nas vitrines e prateleiras das lojas. E com vários famosos que ainda adotam este estilo, parece que a moda "disco" não vai desaparecer tão cedo.

Breve lembrança

A história do verdadeiro estilo dos anos 70 vai ser explicada por Cameron Silver. Em 1997, Silver fundou a Decades, a mais antiga boutique de Los Angeles. Todas as celebridades da época compravam lá.

“Para mim, a década de 70 foi incrivelmente moderna e relevante para século XXI”, diz Silver. Muitas das grandes marcas americanas que ajudaram a definir uma geração de moda surgiram durante este período, conta Silver.

O contraste de estilos teve a contribuição de muitos estilistas. "O começo da década foi realmente hippie e esta era sua finalidade", diz Silver. No final dos anos 70, este estilo foi entrando em decadência no Estúdio 54, com ícones como Liza Minelli e Bianca Jagger vestindo seus trajes brancos.

Apesar da popularidade dos ícones fashion do Estúdio 54, o clima cultural da década de 60 ajudou a alimentar a elegante época dos anos 70. “Tanto esta década como a dos anos 70 apresentaram mudanças culturais extremas", explica Silver. Ainda havia algo da boemia que era um pouco decadente.

Esta combinação de boemia do pós-guerra, misturava-se com a modernidade de estilos transculturais e era similar ao clima da moda atual.

Como usar os modelos da década de 70

A estilista Estee Stanley mora em Los Angeles e assessora estrelas como Jessica Biel, Lea Michelle, Penélope Cruz e Mandy Moore. Stanley ama o estilo dos anos 70.

“[O estilo] é maravilhoso por ser sofisticado e nada carregado", diz Stanley. Os principais estilistas da época, como Halston, desenhavam suas próprias roupas para ir ao Estúdio 54. O estilo da década de 70 tem um glamour verdadeiro e natural.

Stanley conta que existem algumas maneiras simples para colocar o estilo dos anos 70 no seu guarda-roupa. Comece com uma simples peça que faz você chamar a atenção. "Pode ser um vestido envolvente ou uma saia grande. Você pode escolher esta peça e fazer tudo combinar com ela", diz a estilista.

Em segundo lugar, combine a roupa com os tons terra!

Verde, verde-militar, amarelo-mostarda e até marrom. Estas são as cores da década de 70 que provavelmente você tenha no seu armário. “Não exagere e não use todos juntos! Prove duas cores por vez para ter um visual mais sutil e sofisticado", sugere Stanley.

Em terceiro lugar, use bijuteria dourada ou amarela. Pode ser uma “ tonelada de pulseiras ou um pingente largo. E em quarto lugar, escolha peças fáceis de usar.

Macacões, quando muito estilizados e com um bom decote, podem ser sexy e têm todo o estilo dos anos 70. As calças justas nem sempre ajudam a ver o corpo magro, mas os acessórios equilibram o visual.

Os caftanes e vestidos esvoaçantes de tamanho único são uma ótima escolha, além de serem um estilo que surgiu nesta mesma época.

Standey diz que os acessórios devem incluir cinto grande e largo e muita bijuteria.

Estilo Icone

Para inspirar-se no glamour da época, veja algumas fotos dos ícones da elegância da década de 70. Silver recomenda ver fotos de Bianca Jagger, Diana Ross e Tiegs Cheryl.

Há também muitos famosos amantes do estilo moderno, inspirados naquela época como Nicole Richie; Olivia Munn; Catherine, princesa da Inglaterra; Victoria Beckham e Jade Jagger.

Para Silver, os aspectos fundamentais da época são as obras minimalistas do estilista Halton ou o vestido envelope criado por Diane von Furstenberg.

"O problema é que a maioria de nós não podemos pagar a roupa feita por um estilista, que, se for feita por Halston, custaria aproximadamente R$ 3240,00.

As celebridades, clientes de Halston, não deixam que as peças permaneçam nas prateleiras durante muito tempo. "Se é um Halston, vai sair antes de chegar", diz ele. "Não é que seja melhor para mim, é que se converte no mais desejável".

"Fashionistas", não se desesperem. Vocês podem encontrar variações e réplicas destes belos vestidos a preços acessíveis. "Um vestido de um ombro só de Halston provavelmente será imitado por dezenas de estilistas modernas a cada temporada nas passarelas", diz Silver. “O vestido envolvente se converteu em um básico sem temporada no guarda-roupas."

Esta é uma boa notícia para aqueles que não têm uma conta bancária amiga com um estilista. Lojas de roupas baratas como Forever 21, Zara e H&M produzem cópias parecidas de peças novas com a mesma rapidez que elas aparecem na passarela. Assim, todos podem ter o estilo da década de 70.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível