Moda esportiva feminina dos anos 80

Escrito por grace riley | Traduzido por maria pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Moda esportiva feminina dos anos 80
A moda dos anos 80 foi fortemente influenciada pelas roupas esportivas (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Exercício e aeróbica eram modismos na década de 1980 e acompanhavam também as tendências da moda. Não só as necessidades práticas dos exercícios influenciaram como as mulheres se vestiam, mas a própria moda esportiva influenciou a moda como um todo. Muitos estilos, que nos remetiam à ideia de academia, quadra de esportes ou estúdio de dança, encontraram o seu caminho para passarelas de alta-costura e as principais ruas dos EUA.

Outras pessoas estão lendo

Tiaras

Tiaras eram populares durante os anos 80. Elas foram uma das muitas tendências que se tornaram parte do vestuário casual da época, além de seu uso prático na hora de se exercitar. As mulheres usavam faixas de tecidos coloridos com elástico no topo da cabeça para impedir o suor que escorria em seu rosto. Foi popular usá-las no meio da testa. Também era moda usar a tiara e um rabo de cavalo ao mesmo tempo.

Blusas

As camadas eram destaque na moda dos anos 80, e foram levadas para o mundo dos exercícios. As mulheres muitas vezes usavam suéter em cima de camisetas ou blusinhas, variando nas cores brilhantes. Inspiradas por Jennifer Beals, do filme "Flashdance", muitas mulheres começaram a cortar a gola das camisetas pra que elas escorregassem nos ombros, revelando a pele do ombro ou alças de regatas.

Calças e vestidos

Leggings eram regra na década de 80. Muitas mulheres as usavam sobre shorts, saias esportivas ou moletom. Embora as camadas coloridas fossem populares, algumas mulheres optavam por vestidos coloridos combinados com tênis ou até mesmo saias. A década testemunhou um renascimento do tênis feminino profissional, e as referências do esporte, como Steffi Graf, Martina Navratilova e Chris Evert, inspiraram mulheres que não gostavam de usar camadas. Estas modas mais esparsas eram parte de uma das outras tendências da década -- o visual preppy.

Polainas

Nenhum conjunto esportivo da década de 80 ficava completo sem polainas altas e grossas. Era comum usá-las com outros tipos de meias ou por cima de leggings e moletons. Elas se tornaram um referencial da moda dos anos 80, mas não perduraram por outras décadas. Por isso, continuam sendo uma marca de 1980.

Tênis

O nascimento da cultura dos tênis ocorreu na década de 80 também, pois ele começou a ganhar forma nessa época. Embora a prática fosse muito mais popular entre os homens, uma grande variedade de calçados esportivos tornaram-se disponíveis para mulheres e crianças também. Além da finalidade prática, as inovações que ocorreram fizeram com que o tênis se tornasse o calçado favorito. Os fabricantes começaram a criar sapatos que supostamente poderiam ajudar os atletas a correrem mais rápido, saltar mais alto e terem um melhor desempenho. Como resultado, o tênis também se tornou um calçado padrão usado no dia-a-dia e não mais exclusivo às atividades esportivas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível