Moda e maquiagem dos anos 1920

Escrito por grace riley | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Moda e maquiagem dos anos 1920
A moda e a beleza eram definidas pelo romantismo e pela androgenia (Brooke/Kirby/Valueline/Getty Images)

A significativa evolução no estilo e jeito de se vestir definiu a geração das melindrosas. A barra das roupas e o cabelo ficaram mais curtos e a silhueta dos vestidos tornaram-se menos acinturados, assumindo formas retas mais andróginas. A década teve em geral uma estética esportiva. Grandes festas e saídas depois do expediente eram obrigatórias e o estilo das mulheres refletia os tempos reveladores.

Outras pessoas estão lendo

Estilos das roupas

Ao longo da história, o vestido, apesar de restritivo, definiu a cintura feminina para aludir à figura de ampulheta. No entanto, na década de 1920, a moda foi em uma direção completamente oposta, deixando as cinturas indefinidas em vestidos retos. As mulheres devem essa mudança, em parte, ao fato de terem adquirido o direito a voto e ao recém descoberto poder feminino na sociedade e na política. Apesar de muitas mulheres ainda não trabalharem fora de casa, era uma tendência em ascensão. Atletas e artistas também foram ganhando popularidade. As mulheres compensavam a falta de curvas nas roupas encurtando as barras. As saias que anteriormente iam até o chão ou apenas um pouco acima dele, agora foram encurtadas para um pouco abaixo do joelho, deixando as pernas das mulheres à mostra no vestido formal pela a primeira vez.

Acessórios

Como o dinheiro fluiu livremente no pós-guerra dos Estados Unidos, os acessórios das mulheres tornaram-se mais generoso do que nunca. Os chapéus apertados e faixas de cabeça, que muitas vezes eram adornados com plumas grandes ou joias destacavam seus cabelos cortados curtos. As mulheres abriam mão de joias durante o dia para complementar ainda mais a sua aparência andrógina, mas muitas vezes elas usavam joias glamourosa à noite. Por muito tempo os colares compridos estiveram na moda. As bolsas eram geralmente pequenas mas luxuosas, muitas vezes frisadas ou feitas de metal, e os sapatos eram de salto alto e luxuosos, embora sempre adequados para a dança.

Maquiagem

A maquiagem das melindrosas tendem a enfatizar os olhos e lábios. Os olhos eram normalmente pintados com lápis e delineador preto para dar ênfase à noite. As senhoras pintavam seus lábios de vermelho ou com tons profundos de rosa para que eles aparecessem redondos e mais cheios. As mulheres as vezes não pintavam os cantos externos dos lábios para melhor enfatizar um beicinho, cheio e redondo. As bochechas, por outro lado, não foram muito marcadas, deixando as mulheres com a aparência pálida e de bochechas redondas.

Cabelo

Uma das qualidades mais marcantes da estética da melindrosa é o cabelo curto. Sobrecarregadas por gerações de longos cabelos usados em tranças, coques e penteados elaborados, as mulheres finalmente deixaram o cabelo baixo e cortou. Elas usavam o cabelo liso ou encaracolado, mas normalmente não mais do que abaixo da altura do queixo. À noite, as mulheres muitas vezes ondulavam seus cabelos, o que implicava em moldar o cabelo molhado em ondas principalmente achatadas contra a cabeça. Embora o estilo curto fosse outro atenuante para o visual andrógino, as ondas deixavam o cabelo feminino.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível