Moda masculina e feminina dos anos 1900

Escrito por emilia lamberto | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Moda masculina e feminina dos anos 1900
O início dos anos 1900 foi clássico e muito formal (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Após o final do século XIX, o século XX chegou silenciosamente no mundo da moda. A moda ainda era inspirada nos estilos europeus e parecia haver um desejo de se manter fiel ao passado. No entanto, os anos 1900 testemunharam uma rápida mudança na moda década após década. O século começou com estilos formais e terminou com roupas casuais, frequentemente inspiradas pela rebeldia.

Outras pessoas estão lendo

1900 a 1920

Durante o início do século XX, a moda foi influenciada pelo vestuário europeu. As roupas femininas consistiam em vestidos longos até o chão e chapéus de abas largas. As roupas masculinas eram conservadoras e formais. Quando a década de 1910 se aproximava, os vestidos usados pelas mulheres tinham barras mais curtas e os homens usavam cartolas, trajes de passeio e ternos. O vestuário altamente formal ficou menos comum, exceto para casamentos e outros eventos mais sérios. Lá pelos anos 20, a moda feminina ficou mais liberal, com saias e vestidos acima dos joelhos e cintura na altura dos quadris. Para os homens, pouco mudou, exceto as calças, que ficaram mais afuniladas. Fedoras e ternos de risca de giz vieram à moda quando os membros de gangues e da máfia apareceram.

Moda masculina e feminina dos anos 1900
Ternos conservadores faziam par com cartolas e eram comuns em 1910 (George Marks/Retrofile/Getty Images)

1930 a 1950

Quando a Grande Depressão começava, a maioria das pessoas ficou sem emprego e vivia abaixo da linha de pobreza. Como resultado, a indústria da moda sofreu. As mulheres começaram a trabalhar fora de casa e suas roupas da trabalho refletiam um desejo de serem tratadas como iguais aos homens. Ombreiras criavam um visual mais largo e as roupas de trabalho eram profissionais e confortáveis. Quando veio a Segunda Guerra Mundial, a moda ficou bastante conservadora. As mulheres trabalhavam em fábricas produzindo equipamentos de guerra e seus maridos foram à luta. As roupas que já foram mais extravagantes ficaram simples, sem punhos, golas ou outras decorações mais elaboradas. Os ternos masculinos eram apenas uma aqueta e um par de calças, comparado ao terno de quatro peças de antes. O tempo pós guerra nos anos 50 foi uma época de prosperidade. Os papéis dos gêneros eram representados pelo estilo. O vestuário das mulheres era bem feminino e o vestuário masculino ficou ainda mais másculo.

Moda masculina e feminina dos anos 1900
Ombreiras eram usadas por mulheres no local de trabalho (George Marks/Retrofile/Getty Images)

1960 a 1970

Os Beatles viraram uma grande inspiração para a moda dos anos 60. A geração mais jovem se opunha fortemente à guerra do Vietnã e isso estava evidente na moda. Mensagens de "paz" e "amor" eram populares durante essa época e muitos opostos à guerra eram conhecidos como "filhos das flores" ou hippies. Calças boca-de-sino, sandálias, remendos, flores, sinais da paz e tecidos coloridos eram a regra. Entre os homens, coletes de couro e camisetas eram comuns. Blusas de camponês e saias mais soltas eram as peças favoritas entre as mulheres dos anos 60. Os anos 70 marcaram o início da era disco. Sapatos plataforma, calças boca-de-sino de poliéster ou lycra e correntes de ouro eram usados pelos homens e as mulheres optavam por vestidos soltos com babados, raramente abaixo dos joelhos.

Moda masculina e feminina dos anos 1900
Os hippies ou os "filhos das flores" foram os ícones da moda dos anos 60 (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

1980 a 1990

Negócios e exercícios podem soar como duas atividades bem diferentes, mas durante os anos 80, as roupas de negócios e a vestimenta esportiva mandavam na indústria da moda. Ternos tinham ombreiras bem largas, reminiscentes dos anos 30, exceto pelas cores. Roupas esportivas em rosa e verde neon eram usadas casualmente. Elastano estava entre um dos materiais favoritos. Ao fim dos anos 80 e início dos anos 90, houve um número variado de estilos de vestimenta inspirados nas décadas passadas. Ombreiras, sapatos de plataforma e calças de jeans lavado estavam na moda. Os homens usavam calças jeans mais largas e jaquetas pretas. O colete não estava mais na moda.

Moda masculina e feminina dos anos 1900
A moda dos anos 80 consistia em cores fortes e dramáticas (Lucas Dawson/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível