Mais
×

Moda masculina: roupas para uma entrevista de trabalho

Veja como escolher o look certo para a sua entrevista de emprego
Getty Images

Introdução

Já parou para pensar que, se você não estiver adequadamente vestido, sua aparência pode anular tudo o que sua experiência e seu currículo conquistaram? A primeira impressão que um entrevistador desenvolve é praticamente visual e se dá nos primeiros momentos do encontro. Para não errar, é bom saber das normas de vestimenta da empresa: uma agência de publicidade, por exemplo, costuma ser um ambiente que permite um visual informal, mas um cargo que exige contato direto com clientes importantes pode exigir terno e gravata. Para usar a aparência a seu favor na hora de conquistar uma vaga, confira as dicas a seguir.

Cores neutras e escuras denotam elegância
AmmentorpDK/iStock/Getty Images

Um bom terno nunca falha

Dê preferência a trajes em tons de azul marinho, preto ou cinza escuro. Se puder, compre pelo menos dois ternos novos para usá-los nas primeiras entrevistas. Se seu orçamento não permite comprar novos, procure por trajes usados em brechós ou até mesmo peça emprestado a amigos. Antes de usar, faça uma revisão geral: remende botões soltos e possíveis rasgos e desgastes no tecido e depois mande os ternos para a lavanderia antes de usá-los. Se necessário, peça ajustes a uma costureira ou modista: o paletó precisa cair perfeitamente nos ombros, braços, cintura e as calças também devem estar ajustadas ao seu corpo.

O azul marinho combina com várias cores de camisa
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Entrevistadores conservadores

Um terno escuro de duas peças, cinza ou azul marinho, é a melhor opção quando você for entrevistado para uma vaga em empresas tradicionais ou conservadoras. Mas o traje preto deve ser usado com cuidado, pois pode passar uma impressão severa se você tem um tom de pele muito claro. O paletó deve ter um ou dois botões, no máximo. Use-os com camisas claras e gravatas simples, não muito chamativas ou estampadas. Não use calças com pregas, este estilo não está em alta ultimamente.

O paletó cinza pode ser usado para cargos formais, inclusive em empresas descontraídas
Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images

Vestimenta formal para empresa informal

Ao ser chamado para a entrevista, você pode não saber qual é o código de vestimenta da empresa. Mesmo que startups e agências de publicidade tenham um visual descontraído, é importante não fugir do look formal se você estiver sendo entrevistado para uma posição tradicional, como gerente de vendas. Um paletó cinza claro bem ajustado ou um blazer esporte funcionam tanto em negócios tradicionais como em ambientes mais modernos. Use uma camisa clara, de preferência branca ou azul, e uma gravata não muito extravagante.

O ator Ryan Reynolds ao lado de Sandra Bullock, usando um terno cáqui
Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

Curinga

Você não tem certeza se a companhia na qual vai ser entrevistado requer uma vestimenta formal ou informal? Use uma composição que se encaixe entre as duas categorias. Blazer e calça cáqui são menos rigorosos do que um terno preto ou cinza escuro. Usar esta composição sem gravata é uma ótima opção para quando você não tem certeza do código de vestimenta. Combine com uma camisa salmão ou qualquer outro tom pastel. Use sapatos sociais marrons se decidir apostar neste look.

O suéter é ótimo para o inverno e compõe um look casual
Siri Stafford/Photodisc/Getty Images

Visual casual de inverno

Use um suéter azul marinho por cima de uma camisa de botão para um visual casual e confortável para dias frios. O azul-marinho é uma boa escolha, pois combina com diferentes cores de camisas, incluindo a branca, azul clara, rosa, amarela ou verde. Faça esta composição com uma calça cáqui, calça de sarja cinza ou até mesmo um jeans com lavagem escura para ambientes menos formais, como uma agência de publicidade. Este pode ser um look certeiro para sua entrevista.

A camisa branca é leve e também uma ótima opção para os dias quentes
BONNINSTUDIO/iStock/Getty Images

O poder da camisa branca

Uma camisa branca de algodão, usada com um terno preto e gravata, pode garantir uma entrada triunfal. Uma regra de ouro: quanto mais escura a cor da sua camisa, menos poderosa é a composição. Fique longe de cores como o roxo escuro, marrom ou preto. Uma boa alternativa à camisa branca é a azul clara, também de algodão. Use-a com calças sociais para ambientes ou cargos formais, mas não tradicionais. Você pode usar uma calça cáqui, de sarja ou jeans com lavagem escura em empresas informais, como startups de tecnologia.

A gravata vermelha e sem estampas chamativas usada com um terno azul-marinho é uma ótima escolha para uma entrevista
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Estilos de gravatas

Use uma gravata de tamanho padrão. O comprimento da gravata não deve passar do início da fivela do seu cinto (de cima para baixo). Procure não usar gravatas muito finas, elas são para ocasiões informais. Fibra natural, como a seda, é a escolha mais profissional. Procure usar cores autoritárias, como vermelho, azul, cinza ou amarelo em faixas ou estampas conservadoras. Evite o poliéster ou outros tecidos frágeis, assim como cores e estampas exuberantes.

Sapatos podem combinar com a cor do cinto
Cindy Ord/Getty Images Entertainment/Getty Images

Sapatos, meias e cintos

Use um cinto escuro de couro com uma fivela simples. As cores do cinto e sapatos devem complementar um aos outros, mas não precisam ser necessariamente da mesma cor. Tom sobre tom pode ser uma boa opção. Sapatos pretos, marrons ou terracota com cadarços simples são excelentes escolhas. Ternos e sapatos casuais não são uma boa combinação. Use meias escuras que vão até as panturrilhas. Combine suas meias com a cor das calças, e não com a dos sapatos. Não use meias estampadas ou muito chamativas.

O ator Jayson Blair usando blazer de veludo sem gravata e acompanhado da atriz NeNe Leakes
Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Textura

Adicionar texturas nas suas roupas dá uma sensação de classe, sofisticação e estilo a uma composição comum. Um paletó com textura, como o de veludo cotelê, eleva o nível do seu look com a camisa de botão, disfarçando que você está usando um conjunto muito simples. Um blazer de tweed faz a mesma coisa pelo seu visual. Combine o paletó com uma gravata para ambientes mais formais ou use apenas com a camisa para entrevistas mais informais.

O jogador David Beckham usando um terno modelo slim, que é mais ajustado ao corpo
Christopher Polk/Getty Images Entertainment/Getty Images

Caimento

Para qualquer tipo de roupa que você for usar durante as entrevistas, o ponto principal a ser notado é o caimento perfeito. Procure notar se o tamanho do paletó ou das camisas se encaixa nos ombros, na cintura e nas mangas. As calças não podem estar largas, apertadas ou mais curtas que três centímetros acima do tornozelo quando você estiver sentado. Seu suéter deve ser confortável e não impedir seus movimentos, mas não deixe que as mangas fiquem caindo sobre as suas mãos. Caso tenha dúvidas sobre o caimento das suas roupas, procure a ajuda de um alfaiate.