Moda na Revolução Francesa

Escrito por gigi starr | Traduzido por bruno lodo pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Moda na Revolução Francesa
Roupas simples marcaram uma mudança de papel das mulheres na vida e na política (Lahacal.org)

A moda durante a Revolução Francesa (1789 a 1793) provocou uma completa mudança no desenho de moda de homens e mulheres. Todo o charme dos aristocratas deu lugar aos vestidos para todas as classes sociais. Esta mudança se espalharia por toda a Europa, modificando os trajes para um ideal com inspiração grega da era da Regência.

Outras pessoas estão lendo

História

Durante a Revolução Francesa, as roupas passaram de ornamentadas para mais simples. A primeira parte deste movimento, na década de 1790, houve um período de restrições. Os vestidos luxuosos ou de cores vivas, por exemplo, poderiam caracterizar uma pessoa rica, o que representava a sentença de morte dela durante "O Terror" de 1792. Depois disso, o estilo grego e simples tomou conta com a instalação do Diretório.

Significado

A simplificação nas roupas marcou uma mudança no papel da mulher na vida política e revolucionária. As vestimentas eram uma marca da classe social e das crenças de uma pessoa. Nessa época de enorme pobreza, as classes mais pobres se rebelavam contra as de elite, em busca de igualdade e redistribuição da riqueza na sociedade. Isto favoreceu a busca por um visual mais simples e confortável para o dia a dia.

Características

As roupas das madames eram feitas de algodão e linho. Muitos vestidos eram tecidos com fios puros. Durante o "Terror" muitos preferiam roupas escuras com cores sóbrias. As mulheres passaram a usar roupas sem o espartilho. O cabelo era mais natural, sendo usado em cachos. Os cosméticos de beleza tornaram-se malvistos. A moda masculina foi inspirada pelo estilo militar. Os homens abandonaram os calções justos para usar calças. As cores das roupas ficaram mais escuras. O cabelo passou a ser usado mais naturalmente e as perucas saíram de moda.

Considerações

Durante a revolução, as pessoas eram muito pobres, com altos níveis de descontentamento. A estrutura social francesa mudou, praticamente, do dia pra noite. Era necessário trabalhar duro para alimentar as famílias, então, as mulheres simplificaram as roupas por conta disto. Após o Diretório se instalar, novas regras de etiqueta entraram em vigor e permitiram um novo estilo. Assim, todos eram livres para se divertir e se tornar mais expressivos.

Benefícios

As roupas da Revolução Francesa mudou o jeito de se vestir de toda a Europa. As vestimentas passaram a ser mais baratas e acessíveis para o público. Sem todo aquele peso dos vestidos antigos, as mulheres usufruíam de maior liberdade e começaram a viver mais a vida. Naquele momento, era possível vestir-se sem gastar fortunas. Todo esse processo de retorno ao comportamento natural também nos deu a conhecer autores como Jane Austen, admirada até os dias de hoje.

Moda na Revolução Francesa
Roupas mais simples se tornaram moda após a revolução

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível