on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é um modal em matemática?

Modal é abreviação de valor modal, também chamado de moda. A moda é o valor mais frequente em um conjunto de dados e existem diversas formas de determiná-la. Uma tabela de frequência demonstrará o dado de maior ocorrência. Os gráficos de barras também mostrarão o ponto mais frequente. Normalmente ela é usada para identificar a real natureza dos dados, já que outras medidas poderão obscurecer alguns valores.

Você pode dar sentido a uma sequência longa de dados calculando a moda. Ela mostrará o ponto de dados mais frequente (Creatas/Creatas/Getty Images)

Tabelas de frequência

As tabelas de frequência são gráficos de duas colunas que exibem a moda. Pontos de dados individuais são listados a direita, em ordem decrescente. A esquerda fica o número de vezes que o ponto de dados correspondente aparece. Por exemplo, se o número três ocorrer oito vezes, o 3 deverá ser escrito a direita e o 8 a esquerda. O gráfico também poderá ser horizontal, onde os pontos de dados individuais estarão descritos em cima e o número de vezes com que ocorrem, em baixo.

Loading...

Gráfico de barras simples

Um gráfico de barras apresenta visualmente a frequência de dados, e possui o formato de uma caixa. À esquerda da linha vertical (o eixo y) existem números em ordem decrescente. Esses números representam a quantidade de vezes que o dado ocorre. Cada ponto de dados deverá ser registrado abaixo da linha vertical (o eixo x). Uma barra é acomodada acima de cada ponto de dados, elevando-se até a quantidade de vezes que o ponto de dados ocorre. Por exemplo, Se o três ocorrer oito vezes em um conjunto, ela deverá se elevar até a marca de oito no eixo y.

Interpretando dados

Assim que a tabela e/ou o gráfico estiver completo, é simples identificar a moda. Na tabela de frequência, o número de valor mais alto na caixa à esquerda é a moda. No gráfico de barras, o ponto de dados com a barra mais alta também é a moda. Às vezes, existe mais de um ponto de dados que aparece com mais frequência. Chama-se duas modas diferentes de bimodal, três de trimodal, e assim por diante.

Aplicações

Calcular a moda é uma forma simples de obter uma visão mais precisa dos dados. A média apresenta uma estimativa geral dos dados em um valor. Os matemáticos somam todos os pontos de dados e, em seguida, dividem o resultado pela quantidade de pontos de dados. No entanto, Um ponto de dados grande poderá aumentar a média inteira, A moda informa onde a maioria dos pontos de dados se situam. Como resultado, os matemáticos ficam menos propensos a acreditar que os dados representem valores mais altos ou mais baixos do que a realidade.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...