×
Loading ...

Como fazer um modelo de célula animal com um bolo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você tiver um projeto de ciências em que precise fazer um modelo de uma célula, por que não encantar o seu professor e os seus colegas de classe tornando-o comestível? Você pode facilmente usar um bolo como uma base para a sua célula animal. Adicionar um pouco de glacê e doces em cima do seu bolo celular vai trazê-lo à vida em um piscar de olhos.

Instruções

Você pode facilmente usar um bolo como uma base para a sua célula animal (Victor Holguin/Demand Media)
  1. Comece com um bolo redondo, que mais se assemelhe à forma da célula. Um bolo branco ou amarelo funcionará melhor. Faça a cobertura de qualquer cor que você goste, mas uma cor clara é melhor para mostrar os conteúdos da célula.

    Loading...
    Uma cobertura de cor clara é melhor para mostrar os conteúdos da célula (Victor Holguin/Demand Media)
  2. Adicione um núcleo e um nucléolo. Use uma cor contrastante de glacê. Por exemplo, se o bolo estiver coberto em roxo claro, use glacê azul claro para ilustrar o núcleo. Espalhe a cobertura em um padrão circular, perto do centro da célula. Você pode até bombear um pouco de glacê em torno das bordas para ajudar a manter a sua forma. Para o nucléolo, adicione granulados azuis em um círculo menor no glacê do núcleo.

    Use uma cor contrastante de glacê para o núcleo (Victor Holguin/Demand Media)
  3. Represente o retículo endoplasmático rugoso. Isso pode ser feito com granulados de chocolate. Polvilhe os granulados em linhas que abracem as curvas do núcleo nos dois lados. Faça cinco linhas curvas em cada local.

    O retículo endoplasmático rugoso pode ser feito com granulados (Victor Holguin/Demand Media)
  4. Adicione o retículo endoplasmático liso. Ele deve ser colocado além do retículo endoplasmático rugoso, e pode ser feito com o bombeamento de glacê de chocolate.

    O retículo endoplasmático liso pode ser feito com o bombeamento de glacê de chocolate (Victor Holguin/Demand Media)
  5. Adicione lisossomos, peroxissomos e vesículas secretoras. Essas todas são formas redondas, então use doces redondos pequenos nesta parte. Coloque três ou quatro doces juntos em um grupo, usando uma cor para cada tipo de orgânulo celular (como o amarelo para peroxissomos, o roxo para vesículas secretoras, e o vermelho para os lisossomos).

    Adicione lisossomos, peroxissomos e vesículas secretoras (Victor Holguin/Demand Media)
  6. Adicione os microtúbulos e filamentos. Os microtúbulos são tubos minúsculos dentro das células. Você pode fazê-los usando granulados oblongos de mesma cor, como o amarelo. Coloque um pouco em um pequeno aglomerado dentro da célula. Os filamentos se enrolam em torno das bordas da célula, de modo que você possa usar isso para limitar o seu bolo. Use doces em forma de fios ou bombeie tiras finas de glacê em torno das bordas.

    Os filamentos se enrolam em torno das bordas da célula (Victor Holguin/Demand Media)
  7. Adicione mitocôndrias. Elas se assemelham a jujubas com manchas; adicione algumas manchas ou linhas com glacê em uma cor contrastante em algumas jujubas e coloque-as no meio da célula. Seu bolo celular está agora completo e delicioso.

    As mitocôndrias se assemelham a jujubas com manchas (Victor Holguin/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Desenhe o seu bolo no papel depois de concluir para poder classificar todas as peças que você incluiu.

Aviso

  • Tenha cuidado para não fazer uma seção da sua célula muito grande, ou você ficará sem espaço antes dela estar concluída.

O que você precisa

  • Bolo redondo
  • Glacê em várias cores
  • Doces

Referências

Loading ...
Loading ...