Mais
×

Como fazer um modelo de coluna vertebral com massa

Atualizado em 19 julho, 2017

A coluna vertebral humana é composta por aproximadamente 32 vértebras, abriga a medula espinal e proporciona estabilidade ao corpo. Siga as instruções a seguir para criar um modelo impressionante da coluna vertebral em 3D com aproximadamente 40 cm.

Instruções

O modelo da coluna vertebral é muito útil para estudos e apresentações (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    A base da vértebra

  1. Pegue uma porção pequena da massa branca e faça uma bolinha.

  2. Com os dedos polegar e indicador, pressione o centro da bola para criar as curvaturas encontradas na parte superior e inferior de cada vértebra. Achate-a até a espessura desejada, sem desfazer as curvaturas.

  3. Pegue duas bolas pequenas de massa branca e junte uma na outra no centro de um dos lados da vértebra. Estas proeminências formarão as partes chamadas de processo transverso e processo articular superior.

    A vértebra

  1. Será necessário um total de 24 vértebras arredondadas como a praticada no passo anterior. Ao completar cada uma, coloque-a no saco para freezer para que não resseque até o momento da montagem.

  2. Faça cinco vétebras grandes, com espessura por volta de 2 cm. Estas serão as vétebras lombares, localizadas na parte baixa das costas.

  3. Faça 12 vértebras médias, com espessura aproximada de 1,3 cm. Estas serão as vértebras torácicas, localizadas na altura do peito.

  4. Faça sete vétebras pequenas, com espessura aproximada de 0,6 cm. Estas serão as vértebras cervicais, localizadas na região do pescoço.

    Faça o sacro, o cóccix e os discos intervertebrais

  1. Com uma porção de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, faça um triângulo arredondado. Vire-o com a ponta para baixo e use o dedo para fazer quatro pequenos furos em cada lado do triângulo. Esta parte formará o osso sacro.

  2. Com um pedaço de massa do tamanho de uma bolinha de gude, modele uma forma de cone. Achate-o levemente; este será o osso cóccix.

  3. Faça 23 discos achatados com a massa azul para compor os discos de cartilagem fibrosa que formam uma almofada entre cada vértebra.

    Monte seu modelo de coluna

  1. Pegue o arame e modele-o em forma de S para acompanhar o contorno da coluna vertebral.

  2. Começando pelas lombares, passe uma vértebra pelo arame, começando na parte de cima até 5 cm antes do final. Acrescente um disco intervertebral azul sobre a vértebra. Repita com todas as peças da lombar.

  3. Continue com as vértebras torácicas e finalize com as cervicais. Alinhe os processos transversos e o processo articular superior formando uma linha vertical.

  4. Deslize o sacro pela parte inferior do arame e fixe o cóccix no sacro. Modele o cóccix para que fique ligeiramente curvado para dentro.

  5. Deixe o modelo secar de acordo com as instruções da embalagem da massa.

Dicas

  • A parte mais importante de um bom modelo é ter conhecimento sobre o que apresentará. Procure saber os nomes dos diferentes tipos de vértebras e quais são suas principais funções.
  • O sacro é, na verdade, formado por cinco vértebras fundidas, enquanto o cóccix é formado pela fusão de três vértebras.
  • A primeira vértebra cervical também é conhecida como "atlas" e controla os movimentos da cabeça em relação ao pescoço.

O que você precisa

  • Arame nº 14 com 40 cm de comprimento
  • 2 a 3 pacotes de massa de modelar branca
  • 1 pacote de massa de modelar azul
  • Saco para freezer
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article