Mais
×

Como fazer um modelo de um coração humano com argila

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você está está procurando por um projeto de ciência interessante que lhe permita usar as mãos para mostrar seu talento artístico, tente fazer um modelo de coração humano com argila. Se você tem facilidade em prestar atenção em detalhes, esse projeto é para você. Usando imagens 2D de corações como referência, você pode criar um modelo de argila em 3D para mostrar seu conhecimento das partes do coração humano.

Instruções

Transforme argila em um modelo de coração humano (clay image by Pavel Korsun from Fotolia.com)
  1. Use suas fotos do coração humano como referência para iniciar o processo. Perceba a forma básica e o tamanho da parte principal do órgão, assim como as aortas e os ventrículos. Coloque um jornal em uma mesa para fazer o trabalho.

  2. Pegue uma bolinha de argila do tamanho de uma bola de tênis e aperte com as mãos até que fique maleável. Forme a parte principal do coração usando a argila, aquela que possui quatro câmaras. Mantenha as fotos por perto para usar como referência. Seu produto final deve ficar parecido com um coração de dia dos namorados, só que assimétrico e com uma ponta arredondada.

  3. Use a argila para fazer as veias e artérias principais - os ventrículos e as aortas -- do coração. Faça tubos do tamanho de um dedo com a argila e use as fotos para saber o número de veias e seus locais corretos. Corte-as em um tamanho equivalente para que elas não dobrem ou caiam antes de secar. Use seu dado ou uma faca para esculpir para acertar as bordas dos ventrículos e aortas do músculo do coração.

  4. Faça pequenos tubos de argila para fazer a rede de veias e artérias que passam sobre a superfície do coração. Use as fotos de referência para saber o local das veias e use os dedos ou a faca para acertar as bordas delas na superfície do coração.

  5. Deixe o modelo secar. Dependendo do tipo da argila que você escolher para o modelo, você irá precisar assá-la. Se for o caso, siga as instruções na embalagem para concluir o processo de secagem. Depois disso, você vai perceber que ficaram impressões digitais no modelo. Use uma lixa para remover gentilmente essas marcas e alisar a superfície. Escove gentilmente qualquer sobra de pó de argila.

  6. Pinte e marque seu modelo. Use suas fotos de referência quando estiver pintando o modelo. Quando a tinta secar, marque todas as partes do seu modelo. Você pode escrever nele diretamente com uma caneta ou usar pequenas etiquetas e prender com fita adesiva.

O que você precisa

  • Argila para esculpir
  • Facas para esculpir
  • Foto do coração humano
  • Jornal
  • Lixa fina
  • Tinta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article