×
Loading ...

Como fazer um modelo de cromossomo tridimensional

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cromossomos são compostos de ADN, ou ácido desoxirribonucleico. As partes destes cromossomos são chamadas de genes, que são responsáveis ​​por determinar uma variedade de características nos seres vivos. O estudo dos cromossomos é fundamental para nos ajudar a entender melhor a ciência da genética, que é um assunto que afeta uma variedade de diferentes áreas, incluindo a medicina. Construir o seu próprio modelo de cromossomo 3-D pode ajudá-lo a compreender melhor os seus atributos físicos, e pode ajudar a construir as bases para uma maior compreensão do estudo da genética e da hereditariedade. Você pode construir o seu modelo com bastante rapidez, utilizando materiais de fácil acesso.

Instruções

Faça o seu próprio modelo de cromossomo com limpadores de tubos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Crie a forma básica de um cromossomo com os limpadores de tubo. Organize os limpadores de tubos, um em cima do outro, em forma de "X". Torça os pontos de intersecção e endireite as extremidades.

    Loading...
  2. Enrole a massa de modelar ao redor do exterior do "X" de limpadores de tubos, até que o cromossomo esteja completamente coberto por uma camada externa.

  3. Pinte uma serpentina simples vermelha e azul de DNA em cima de cada metade do cromossomo, o que irá representar o DNA dentro do cromossomo. O vermelho e o azul constituem cada uma das metades da formação de escada do DNA. Deixe a tinta secar por duas a quatro horas.

Loading...

Dicas

  • Utilize uma imagem pré-existente da anatomia de um cromossomo para ajudar a orientar o seu processo de confecção do modelo.

O que você precisa

  • 2 limpadores de tubo
  • Massa de modelar
  • Tinta acrílica
  • Pincel

Referências

Loading ...
Loading ...