Mais
×

Como fazer um modelo de DNA comestível

Atualizado em 23 março, 2017

Explore os fundamentos da genética com seus alunos através dessa deliciosa introdução ao DNA -- o material que determina a aparência e muitas outras características de cada indivíduo. Para uma alternativa mais interessante do que contas e materiais artesanais, crie um modelo de DNA usando doces. Pedaços de alcaçuz, balas de goma e marshmallows coloridos podem ser usados para criar uma estrutura de dupla-hélice simples com a mesma precisão científica de um modelo comum. Depois de rever o material, os estudiosos famintos podem comer suas criações!

Instruções

Molécula de DNA (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte o fio em dois pedaços de 25 cm cada.

  2. Corte os pedaços de alcaçuz em segmentos de 2,5 cm. Coloque um pedaço de alcaçuz vermelho em cada fio. Alterne entre os pedaços vermelhos e pretos até que o fio esteja completo, deixando um pouco de espaço em cada ponta. Esses segmentos representam o esqueleto de açúcar e fosfato que forma a estrutura básica do DNA.

  3. Organize as balas de goma por cor. Crie dois pares de cor, como laranja/azul e vermelho/verde. Essas combinações representarão os pares de bases nitrogenadas adenina-timina e guanina-citosina que determinam o conteúdo genético do DNA.

  4. Coloque duas balas da mesma cor em um palito de dentes. Insira um marshmallow. Coloque o par de balas da outra cor. Por exemplo, uma fita pode ter duas balas laranjas e duas azuis. O marshmallow representa a ligação de hidrogênio que conecta as bases.

  5. Insira as pontas do palito de dente em cada um dos pedaços de alcaçuz. Quando completos, eles devem parecer uma escada.

  6. Conectando as duas peças de fio em cada ponta, gire o topo do modelo finalizado no sentido anti-horário para criar a forma correta da dupla-hélice.

Dicas

  • Qualquer combinação de cor de bala de goma pode ser usada.
  • Em vez de bala de goma, tente usar jujubas ou qualquer variedade de doce colorido.

Aviso

  • Não misture as cores dos doces usados nas bases nitrogenadas. Nas moléculas de DNA, a adenina só pareia com timina e a guanina só pareia com citosina. Usar diferentes combinações resultará em um modelo incorreto.

O que você precisa

  • Fio de 50 cm
  • Palitos de alcaçuz vermelhos de 25 cm
  • Palitos de alcaçuz pretos de 25 cm
  • Palitos de dente
  • Bala de goma
  • Marshmallows
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article