Mais
×

Como fazer um modelo do Sistema Solar

Atualizado em 21 novembro, 2016

Entre em uma sala de aula de ciências do ensino fundamental e, provavelmente, você encontrará um modelo do Sistema Solar. Eles costumam exibir o sol e nove planetas orbitando em torno deste. Modelos mais complexos incluem planetas anões e luas. Fazer um modelo do Sistema Solar com as crianças é uma maneira divertida e educacional de passar a tarde. Com alguns materiais simples e baratos é possível partir em uma jornada de exploração planetária.

Instruções

Os pais podem ensinar aos filhos sobre o Sistema Solar criando um modelo simples e barato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Arrume nove bolas de isopor sobre uma mesa para imitar a ordem dos planetas que orbitam em volta do sol. As nove bolas simbolizam o sol e oito planetas. Se quiser incluir Plutão, acrescente mais uma bola. Escolha bolas de isopor que copiem o tamanho real dos planetas. Por exemplo, o sol deve ser a maior bola. Uma maneira de determinar os tamanhos delas é imaginar o sol como uma bola de praia. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Plutão teriam o tamanho de uma ervilha. Júpiter seria uma bola de futebol e, Saturno, uma de baseball. Urano e Netuno teriam o tamanho de uma bola de golfe. Pinte os planetas. Não esqueça os anéis de Saturno. Deixe-os secarem.

  2. Com a tesoura, recorte um círculo de 30 cm na caixa de papelão. Encontre o meio dele e, usando a canetinha, faça um ponto preto. Utilizando um compasso para fazer círculos perfeitos, desenhe trajetos orbitais no papelão. Coloque os primeiros quatro planetas próximos ao sol, deixando espaço para a órbita de asteroides, e coloque os últimos quatro planetas, incluindo Plutão, no fim, se quiser representá-lo. Com um espeto, faça um furo no ponto do meio para o sol. Faça um furo em cada linha orbital para os planetas. Escalone os furos para que os estes não fiquem amontoados uns nos outros. Eles devem pender do círculo de papelão em diferentes alturas.

  3. Ainda com o espeto, faça um furo na metade superior de cada planeta. Com a tesoura, corte de nove a dez pedaços de fio de náilon transparente, com diferentes comprimentos, entre 30 a 40 cm. Passe um pedaço de fio de náilon através de cada planeta e faça um nó para prender. Passe o lado oposto do fio através do furo correspondente para esse planeta específico e prenda-o no papelão com durex. Repita esse mesmo processo para o sol e o resto dos planetas.

  4. Com o espeto, faça quatro furos através do círculo de papelão. Posicione os furos a distâncias uniformes na borda do círculo. Amarre um pedaço de fio de náilon com 30 cm de comprimento em cada furo, de modo que o fio fique acima do círculo. Amarre as pontas soltas dos quatro pedaços de fio juntas. Amarre um pedaço de fio de náilon nos quatro fios conectados para criar um efeito de móbile. Pendure o modelo do Sistema Solar no teto e aproveite.

Dicas

  • Você pode usar barbante ao invés de fio de náilon.
  • Para economizar dinheiro, faça planetas achatados com cartolina colorida.

Aviso

  • É recomendável a supervisão de um adulto quando crianças forem fazer os furos com o espeto.
  • Não pendure o modelo do Sistema Solar próximo a fontes de calor.

O que você precisa

  • 9 a 10 bolas de isopor
  • Tinta guache
  • Tesoura
  • Canetinha
  • Compasso
  • Caixa de papelão com laterais de pelo menos 30 cm
  • Espeto
  • Fio de náilon transparente
  • Durex
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article