Mais
×

Modelos de cadeiras de madeira artesanais

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cadeiras de madeira são apropriadas tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos. Fazê-las é um projeto fácil até para pessoas inexperientes e todos os modelos podem ser customizados. Os modelos de cadeiras artesanais variam de bancos mais simples até cadeiras mais elaboradas para salas de jantar.

Uma cadeira é um projeto fácil para quem está começando a trabalhar com madeira (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Preparação

Escolha o tipo de madeira mais adequado para o tipo de cadeira que deseja fazer. Bancos mais simples podem ser feitos com folhas de madeira ou compensado, mas cadeiras mais complexas para interiores devem ser feitas de tábuas. É quase impossível lixar o compensado para que fique totalmente liso, por isso, ele não combinará com ambientes fechados.

Bancos para interiores e exteriores

Comece a construir um banco pelo assento. O comprimento e a largura dessa parte ajudarão a determinar o tipo de perna que deverá ser utilizado. É possível fazer um banco somente com um assento e duas pernas ou acrescentar também um encosto. Apesar de não ser comum usar encostos em bancos para áreas externas, essa configuração é ideal para usar com mesas. O encosto proporciona mais conforto para uma refeição ao ar livre. Ele pode ser feito com um único pedaço grande de madeira ou com vários pedaços menores cruzados. Também é possível acrescentar apoios para os braços. Caso o banco seja maior, para várias pessoas, pode-se colocar o apoio de braço para delimitar o espaço de cada pessoa. Coloque um apoio em cada ponta do banco e meça o comprimento do assento. Divida essa medida pelo número de pessoas que espera que caibam no banco e essa será a medida da distância entre cada um dos outros apoios.

Cadeiras para mesa de jantar

Faça o assento da cadeira antes de fazer as outras partes. É mais fácil fazer os braços, pernas e o encosto seguindo o tamanho do assento. Uma cadeira padrão possui todos esses elementos, mas não é necessário seguir medidas padronizadas. Alguns encostos medem o dobro do tamanho do assento, já outros mais modernos têm apenas metade do comprimento do assento -- ou seja, use a medida que preferir. O estilo do encosto também pode variar. Uma única folha de madeira, que costuma ser utilizada em encostos para bancos de áreas externas, pode ser muito simples para esse tipo de cadeira, porém, é possível acrescentar uma moldura e cobri-la com pequenos pedaços de madeira para conseguir um visual mais elaborado. Determine a altura do assento de acordo com a altura da mesa de jantar. Quando fizer as pernas da cadeira, considere colocar um pedaço de madeira perpendicular a elas para dar mais suporte. Esse acréscimo dá mais firmeza à estrutura, além de ser visualmente interessante.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article