Modelos para capas de cadeira de cozinha caseiras

Escrito por margaret morris | Traduzido por marisa mangrum
Modelos para capas de cadeira de cozinha caseiras
Capas para cadeiras de cozinha podem adicionar um toque de cor e proteger suas cadeiras (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Capas para cadeiras de cozinha podem adicionar um toque de cor e proteger suas cadeiras contra sujeira e desgaste diário. As capas com saia proporcionarão às suas cadeiras uma aparência elegante, enquanto as que cobrem apenas os encostos poderão ser alegres e divertidas. Você pode fazer este projeto de forma simples ou detalhada, cortando seções de tecido que serão unidas para uma capa inteira, ou escolhendo uma opção que não requeira costura, para um acabamento rápido.

Elementos básicos

Ajustar capas apropriadas para as cadeiras de cozinha pode ser um desafio se elas não tiverem estofamento ou se tiverem apenas almofadas de assento. Uma vez que capas são normalmente feitas para estofados, utilizá-las em móveis sem estofamento significa que provavelmente escorregarão e deslizarão quando sentar-se sobre elas.

Se suas cadeiras de cozinha têm apenas almofadas de assento, considere cobri-las e deixe as costas descobertas. Você também pode fazer capas separadas para as costas, o que minimizará o deslizamento. Se a parte de trás e os assentos forem estofados, as capar poderão servir e fixar-se bem.

Materiais e medidas

Use resistentes tecidos laváveis ​​para o uso na cozinha. Linho, sarja, juta, outros tecidos de algodão de espessura média, veludo cotelê e jeans são boas escolhas.

Meça uma cadeira de acordo com o tipo de capa que está fazendo. Para uma capa para o encosto, meça a partir do topo até o assento e, em seguida, meça de um lado ao outro, no ponto mais largo. Meça a largura do assento e comprimento, se estiver cobrindo a almofada, e meça a distância do assento até o piso, se estiver fazendo uma saia.

Você pode combinar as medidas para fazer uma capa completa para toda a cadeira. Adicione o comprimento do encosto à medida da saia para uma peça de trás completa. Lembre-se de adicionar 2,5 cm a cada medida, para as margens de costura e 5 cm a cada peça que precisará de barra.

Capas para apenas o assento ou a parte inferior precisarão de tiras para prendê-las à cadeira. Meça cada uma, amarrando uma fita métrica no lugar onde amarrará o capa. Se quiser laços decorativos, faça-os de 5 ou 8 cm de largura. Se preferir laços funcionais, faça-os com 2,5 cm de largura.

Fazendo capas para cadeiras de cozinha

Faça uma capa simples para o encosto da cadeira, ao costurar toalhas de cozinha. Você pode ir medindo a capa, acrescentando toalhas até que tenha feito uma peça que seja larga o suficiente para cobrir o encosto e, em seguida, costure as laterais e a parte superior. Cubra o assento com toalhas costuradas e, então, faça peças de cordão ou fita resistente para os quatro cantos e amarre a capa por baixo do assento.

Para uma capa com saia simples, corte um pedaço de tecido de acordo com suas medidas do perímetro do assento e do comprimento do assento até o chão. Adicione margens de costura e barra. Junte a costura e a barra usando uma entretela termocolante. Anexe a saia à cadeira com uma fita adesiva de velcro macho e fêmea.