×
Loading ...

Como fazer modelos de casco de barco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A construção de modelos é uma arte gratificante, apreciada por milhares de pessoas. Uma das tarefas constantes ao fazer modelos de barcos é a criação permanente de modelos de cascos. Esses objetos convexos e ocos, porém detalhados, são a base para criação de novos modelos. Ser capaz de construir cascos em demanda e em volume faz com que essa arte deixe de ser um trabalho duro e passe a ser diversão. Criar moldes de borracha com certeza é a melhor solução.

Instruções

Moldes são a chave para os modelos de cascos (Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha o modelo do barco que deseja recriar o casco. Lave superfície exterior com produto de limpeza domestico. Deixe secar completamente.

    Loading...
  2. Em uma tigela de plástico coloque uma leve camada de agente de desmoldagem. Separe um pedaço de 114 g do material de molde (ou CM3) e coloque na tigela. Leve-a ao micro-ondas e aqueça em um nível baixo por 30 segundos.

  3. Inverta o modelo do barco sobre a superfície de trabalho e a envolva com um pequeno pano de modo que o modelo fique com a altura e o lado da quilha para cima. Utilize um pincel de 13 mm para revestir a superfície externa do casco com CM3.

  4. Cubra a superfície externa com revestimento de 2,5 cm de espessura com CM3 derretido, force o material quente para que entre em cada linha, buraco ou fenda. Coloque a placa na geladeira por 20 minutos ou deixe esfriar em temperatura ambiente por duas horas. Retire a placa e coloque-a na mesa.

  5. Retire a borracha de CM3 do modelo, deixe o interior do molde limpo e liso. Verifique o interior e escove para retirar os pedaços de CM3 ou outros detritos. Procure por bolhas no interior do molde, o que indica a aplicação excessiva do agente. Se necessário, repita o processo, para obter um bom molde.

  6. Faça um casco de teste, para validar a produção e a qualidade do molde. Pinte uma leve camada do agente de desmoldagem no interior do molde. Espere alguns minutos e prepare o material (concreto, plástico, gesso, silicone ou poliuretano), para fabricação do casco. Coloque o material escolhido no molde e pressione com firmeza as fendas, as linhas e os orifícios. Corte ou pressione qualquer cavidade formada na estrutura do casco, pois isso será importante, para a próxima etapa. Deixe o casco secar conforme as especificações do material utilizado. Retire o casco e verifique se é necessário fazer alterações ou melhorias.

Loading...

Dicas

  • Comece com pequenos modelos de barcos.

Aviso

  • Use luvas e óculos de proteção, quando trabalhar com qualquer epóxi ou agente de liberação.

O que você precisa

  • Modelo de barco
  • Produto de limpeza
  • Tigelas de plástico de 340 g
  • Agente para desmoldagem
  • Bloco de 230 g de material de moldes composite
  • Forno de micro-ondas
  • Superfície de trabalho 2,5 cm X 30,5 cm X 56 cm
  • 2 pincéis de 13 mm
  • Copos de medição
  • Palitos de sorvete

Referências

Loading ...
Loading ...