Modelos de DNA para projetos de ciências feitos em casa

Escrito por dana schafer | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Modelos de DNA para projetos de ciências feitos em casa
Crie um modelo de DNA em casa para ilustrar a dupla hélice (Comstock/Comstock/Getty Images)

Construa modelos de DNA em casa como parte de um projeto escolar, como complemento para um projeto de ciências sobre DNA, ou para ajudar a entender como uma molécula de DNA funciona. Um aluno pode fazer vários tipos de modelos em casa, dependendo da sua idade ou da tarefa proposta em sala. Por exemplo, um aluno pode escolher fazer uma molécula feita de doces ou usando chenille. Não importa que material for escolhido, cada modelo deve conter os pares de base para formar uma dupla hélice.

Outras pessoas estão lendo

Modelo de DNA de bolas de isopor

Construa um modelo de DNA em casa usando bolas de isopor. Junte mais ou menos 100 bolas e palitos de dente. Escolha quatro cores para as moléculas do modelo de DNA: uma para a adenina, uma para a timina, citosina, guanina e outra cor para o esqueleto de fosfato. Pinte as bolas e deixe-as secar por um dia. Conecte as moléculas aos pares, usando os palitos de dente. Lembre-se de que a adenina é pareada com a timina e a citosina é pareada com a guanina. Alterne cada fileira de pares de bases com uma bola de fosfato no meio. Use um suporte de madeira para segurar sua molécula de DNA. Prenda a molécula em torno do suporte para formar a dupla hélice.

Modelo de DNA feita de doces

Um outro jeito de se construir uma molécula de DNA é usando doces. Esse é um método simples e consideravelmente rápido. Serão necessárias bolinhas de alcaçuz vermelhas e pretas para representar o esqueleto de fosfato do DNA, além de quatro pastilhas de cores diferentes para representar as bases (adenina, timina, citosina e guanina), pequenos marshmallows para representar as ligações de hidrogênio, que mantêm as bases unidas e palitos de dente para unir a molécula toda.

Modelo de DNA usando materiais recicláveis

Construa um modelo de DNA usando latas recicladas, garrafas e tampinhas. Junte dois tipos de latas de refrigerante de marcas diferentes, garrafas plásticas transparentes e dois tipo de tampinhas com cores diferentes. As latas podem representar a desoxirribose e o fosfato. Coloque uma etiqueta em cada garrafa de refrigerante representando a base que ela representa (adenina, timina, guanina, citosina). As tampinhas podem representar as ligações de carbono e de hidrogênio. Depois, é possível construir todos os elementos para formar a dupla hélice do DNA.

Modelo de DNA de macarrão e chenille

Faça um modelo de DNA com macarrão do tipo argolinha ou talharim e quatro tipos de chenille, com cores diferentes. Monte duas tiras de DNA alternando o macarrão de argolinha e o talharim. Depois de completar nove peças de argolas em cada tira, amarre uma na outra no meio do fio. Corte as tiras de chenille, com cores diferentes, em pedaços com 10 cm cada. Escolha as cores para representarem as pares de bases: adenina, timina, citosina e guanina. Torça as pontas de dois pedaços de chenille e amarre-as. Sempre use as mesmas cores, ligando a adenina com a timina e a citosina com a guanina. Pegue pedaços de chenille pareados e grude as duas pontas em um pedaço de talharim. Repita esse passo com os pedaços de chenille restantes, de modo que se construa a estrutura do DNA. Torça o produto final para formar a dupla hélice.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível