Mais
×

Como fazer modelos de nucleotídeos de DNA

Atualizado em 19 julho, 2017

O DNA (ácido desoxirribonucleico) constitui as instruções genéticas para a grande variedade de processos biológicos dos organismos vivos. Essas longas moléculas são compostas por subunidades chamadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo consiste do açúcar desoxirribose, ligada a um grupamento fosfato e uma das quatro bases nitrogenadas: adenina, timina, citosina ou guanina. A sequência dessas bases é transcrita em RNA mensageiro, a partir do qual os aminoácidos são ligados para formar as proteínas usadas em todo o organismo. O grupo fosfato liga nucleotídeos diferentes, formando o arcabouço açúcar-fosfato do DNA.

Instruções

Cada degrau da escada do DNA é composto por um par de nucleotídeos complementares (DNA image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)
  1. Pinte quatro bolas de isopor de preto, para representar o açúcar desoxirribose, e quatro bolas de isopor de amarelo, para representar os grupamentos fosfato. Pinte uma bola de isopor com cada uma das cores restantes (vermelho, azul, verde e roxo) para representar as quatro bases possíveis em um nucleotídeo (adenina, timina, guanina e citosina).

  2. Com um palito de dentes, conecte uma bola de isopor preta (açúcar) a uma bola se isopor amarela (fosfato). Essa estrutura representa uma unidade do arcabouço açúcar-fosfato do DNA. Repita o procedimento para as outras bolas de isopor pretas e amarelas.

  3. Usando um palito de dentes, conecte uma das bolas de isopor, que representa a base, a uma das bolas pretas (açúcar), de modo que formem um ângulo reto entre elas e a bola amarela (fosfato). Repita para os outros modelos de bases e açúcar-fosfato. Assim, todos os quatro nucleotídeos de DNA são representados pelos modelos construídos. Para conectar os nucleotídeos e formar uma fita de DNA, use um palito de dentes para ligar o grupo fosfato de um nucleotídeo ao açúcar de outro. Para construir a fita dupla de DNA, alinhe as bases, de modo que adenina pareie com timina e citosina com guanina.

O que você precisa

  • Pequenas bolas de isopor
  • Palitos de dente
  • Pincel
  • Tinta preta
  • Tinta amarela
  • Tinta vermelha
  • Tinta azul
  • Tinta verde
  • Tinta roxa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article