Modelos de retalhos de tecidos e ideias para artes simples de costuras

Escrito por mercedes valladares | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Modelos de retalhos de tecidos e ideias para artes simples de costuras
Colchas de retalhos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A costura de retalhos pode ter origem nas bandeiras e cotas da Idade Média, quando grandes pedaços geométricos de tecido eram costurados juntos, lado a lado. No final do século XIX, as jovens mulheres norte-americanas criavam colchas de retalhos elaboradas para seus enxovais. O "Quilting Bee" foi criado como um evento social no qual mulheres de lugares isolados se juntavam para costurar e socializar. Reciclar os retalhos de tecidos e criar novas ideias de costura é uma forma recompensadora de artesanato ecológico.

Outras pessoas estão lendo

Bandana com toques de retalhos

Corte estampas bordadas ou impressas de camisetas e guarde retalhos de cores complementares para criar uma bandana costurada e descolada. Meça a circunferência da sua cabeça; por exemplo, 55 cm é um tamanho médio. Acrescente mais 15 cm para amarrar a bandana na nuca. Meça a largura da bandana. Use um retalho de 20 cm para uma bandana de 10 cm. Meça os quadrados de retalhos, usando números que sejam divisíveis pela largura. Por exemplo, use quadrados de 5 x 5 cm para uma peça de 20 cm; o 20 é divisível por 5. Você precisará de 4 quadrados para a largura e 14 para o comprimento de 70 cm.

Monte a costura de modo a criar um padrão com os quadrados bordados ou estampados. Costure seu painel. Costure os dois lados com a face do avesso para cima. Vire sua bandana ao contrário e vire a bainha para dentro. Use um ponto decorativo ao longo do final e amarre sua bandana.

Arte de costura na parede

Use uma fronha decorativa, ou estampada, para a peça central na parede. Use retalhos de cores complementares para emoldurar a peça central. Faça montagens individuais únicas, costurando pequenas peças juntas para formar uma montagem, como parte do padrão da moldura. Tenha sempre em mente a arte e as cores da peça central. Costure seu painel frontal. Você pode usar um tecido mais espesso no verso da costura e adicionar enchimento, para dar um efeito tridimensional. Acrescente uma corda ou cordão decorativo em cada ponta da costura, e pendure sua arte na parede.

Porta-panela costurado em forma de cata-vento

Revitalize os acessórios da cozinha com novos porta-panelas costurados. Meça a largura e comprimento desejados. Faça um padrão de costura em um papel quadriculado e desenhe uma linha diagonal, criando duas formas de meio diamante. Selecione duas cores complementares ou padrões, tendo em mente a decoração da sua cozinha. Corte os tecidos e posicione em padrão de cata-vento, alternando cores e estampa. Alinhe as bordas rústicas e costure. Repita esse padrão no verso.

Costure o enchimento em um painel de retalhos. Prenda com alfinetes uma bainha entre os dois painéis costurados, com o lado do avesso para fora. Costure ao redor dos dois painéis, deixando espaço suficiente para virar o porta-panela do avesso. O lado certo estará para fora. Faça um laço para pendurar e faça a bainha da borda com um pedaço de retalho de tecido, e costure para finalizar seu porta-panela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível