Lazer e cultura

Como fazer modelos do Sistema Solar de papel de construção

Escrito por elise stall | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
Como fazer modelos do Sistema Solar de papel de construção

Use papelão e papel de construção para construir um modelo 3D do sistema solar.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use um modelo de sistema solar feito de papelão e papel de construção para ajudar a ensinar as crianças sobre os planetas. Ou use como uma ideia para um projeto de ciência nas aulas de ciências da escola ou durante as feiras de ciências. A criação de uma réplica tridimensional de uma coisa real usando cores distintas e formas diferentes é uma forma eficaz de atrair crianças para aprenderem melhor, porque dessa maneira podem ver e tocar. Com um modelo tridimensional do sistema solar, as crianças são capazes de entender melhor os diferentes tamanhos e características de cada planeta. As crianças vão desenvolver uma forte compreensão de como planetas orbitam em torno do sol.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 14 pedaços de longas cordas de 50 centímetros
  • Papel de construção colorido
  • Pedaço grande de papelão
  • Marcador permanente preto
  • régua
  • tesoura
  • fita

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça e desenhe uma linha de aproximadamente 0,3 centímetro sobre o papelão usando uma régua e um lápis. Meça metade do caminho para baixo da linha para encontrar o centro e desenhe uma outra linha de cerca de 0,3 centímetro perpendicular que passa pelo centro da primeira linha. Você deve ter um desenho que se assemelha a uma cruz.

  2. 2

    Conecte todas as quatro extremidades das linhas, desenhando um círculo ao redor da cruz. Corte o círculo com uma tesoura.

  3. 3

    Desenhe quatro círculos dentro da borda mais externa do círculo de papelão, deixando cerca de 2,5 a 5 centímetros de espaço entre cada círculo. Estes irão representar as órbitas dos cinco planetas mais distantes.

  4. 4

    Desenhe outro círculo de cerca de 10 a 15 centímetros dentro do menor círculo que você já desenhou. Esta diferença maior representa onde o asteroide orbita.

  5. 5

    Desenhe mais três círculos no interior do círculo menor, deixando cerca de 2 a 5 centímetros de espaço entre cada círculo. Você deve ter agora quatro círculos ao redor da borda do cartão, uma espaço maior e quatro círculos menores desenhados mais perto do centro.

  6. 6

    Pegue um pedaço de papel de construção amarelo e corte um grande círculo para representar o Sol. O Sol deve ser o maior de todos os seus planetas.

  7. 7

    Pegue um pedaço de papel de construção vermelho e corte um círculo muito pequeno para representar o planeta Mercúrio. Este deve ser o menor de todos os seus planetas.

  8. 8

    Pegue um pedaço de papel branco e um pedaço de papel azul e corte um círculo que seja três vezes maior que Mercúrio. O branco vai representar Vênus e o azul vai representar a Terra. Ambos são de tamanho semelhante.

  9. 9

    Corte um círculo de algum papel de construção vermelho que seja menor do que a Terra e Vênus, mas maior do que Mercúrio. Este representará o planeta Marte.

  10. 10

    Corte um círculo grande de papel de construção marrom para representar Júpiter. Este deve ser o seu maior planeta, mas ainda menor do que o Sol.

  11. 11

    Corte um círculo rosa ou roxo que seja ligeiramente menor do que Júpiter para representar Saturno. Corte tiras extras de papel de construção para representar os anéis de Saturno e prenda-os ao círculo com alguma fita.

  12. 12

    Corte dois círculos de papel de construção azul escuro e verde, que sejam um pouco maiores do que o tamanho da Terra. O verde irá representar Urano e o azul escuro vai representar Netuno.

  13. 13

    Corte um círculo roxo que tenha mais ou menos o tamanho do círculo de Mercúrio para representar Plutão.

  14. 14

    Escreva o nome de cada planeta em cada círculo com um marcador preto permanente.

  15. 15

    Amarre um comprimento de corda a cada planeta e ao sol. Coloque um pedaço de fita adesiva no final de cada corda, e comece a proteger cada planeta em suas órbitas correspondentes em vários lugares ao longo de seus círculos em órbita. O Sol deve ser gravado no centro do círculo e a primeira órbita deve ser a de Mercúrio, em seguida, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão deve cair no muito antigo círculo de órbita.

  16. 16

    Prenda três pedaços de corda no outro lado do cartão igualmente afastados em torno das bordas. Junte as pontas e amarre-os juntos para fixá-los com outro pedaço de barbante para pendurar o seu modelo.

Dicas & Advertências

  • Use um objeto transferidor ou circular para desenhar formas circulares precisas para cada planeta.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media