Mais
×

Como usar um modem 3G no tablet

A inclusão digital e o aumento do poder aquisitivo do brasileiro têm feito com que as vendas de novas plataformas virtuais cresçam no País. A praticidade e a facilidade do manuseio são fatores que têm tornado os "tablets" os meios mais populares de acesso à internet no Brasil, tanto é que, só no primeiro trimestre do ano passado, a venda desses produtos aumentou em 164%, com mais de 1,3 milhões de aparelhos, segundo o estudo da IDC Brasil. O acesso à internet ainda é a principal ferramenta utilizada e o modem 3G permite que o usuário tenha mobilidade. Sua instalação é fácil, sendo necessários apenas alguns passos.

Instruções

Tablets se popularizaram no acesso à internet (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)
  1. Android é atualmente um dos sistemas operacionais mais usados em tablets no mundo e também o que oferece maior versatilidade e opções de conexão com a internet. É nele que esse tutorial se baseia. Primeiramente, adquira um modem e um chip da operadora que pretende utilizar para sua internet. Coloque o chip no modem. Ligue-o na entrada USB do tablet. Acesse o menu "Configurações" e "Selecionar o modo USB", acionando a opção "Modo Host". Volte em "Configurações" e escolha "Redes e internet sem fio". Ative "Mobile Network".

  2. Você deve criar uma APN (Acess Point Name) da sua operadora. Confira os dados no País:

    TIM: Nome: TIM CONNECT FAST APN: tim.br Nome de usuário: tim Senha: tim

    OI: Nome: OI INTERNET APN: gprs.oi.com.br Nome de usuário: oi Senha: oi

    VIVO: Nome: VIVO ZAP APN: zap.vivo.com.br Nome de usuário: vivo Senha: vivo

    CLARO: Nome: CLARO INTERNET APN: claro.com.br Nome de Usuário: claro Senha: claro

    Acesse o menu "Configurações". Em seguida, clique em "Mais Configurações". Selecione "Redes Móveis" e "Pontos de Acessos". Crie um novo APN e insira os dados da sua operadora. Depois de configurar, ligue e desligue o tablet.

  3. Ao religá-lo, você poderá identificar o sinal de 3G em seu tablet através de um símbolo no canto superior direito da tela. Agora é só navegar!

Dicas

  • Esse tutorial é voltado apenas para tablets que utilizem o sistema operacional Android. O iPad, da Apple, já é vendido com uma opção de plano 3G de fábrica. Apesar de algumas pessoas alegarem que é possível utilizar o modem nesses modelos, a verdade é que eles não permitem a conexão via USB, evitando que o 3G possa ser utilizado.

Aviso

  • Caso durante a instalação você cometa algum erro que resulte em alguma configuração indesejada, poderá restaurar as configurações originais de fábrica de forma rápida e fácil: acesse "Configurações" e clique em "Privacidade". Escolha "Restaurar padrão de fábrica". Esteja ciente de que todas as informações salvas serão apagadas.

O que você precisa

  • Modem 3G
  • Tablet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article