Como modificar posturas de yoga para melhorar lesões nos joelhos

Escrito por ehow contributor | Traduzido por luis gustavo coutinho do rego
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Como modificar posturas de yoga para melhorar lesões nos joelhos
Algumas posturas de ioga podem auxiliar na recuperação de lesões nos joelhos (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Apesar do ioga ser uma excelente forma de exercício para muitas pessoas com capacidades físicas limitadas, algumas posturas podem agravar lesões no joelho. Você pode modificar as posturas comuns do ioga de modo que não forcem os joelhos e até mesmo auxiliem no processo de recuperação. As alterações propostas a seguir permitem que você continue a praticar ioga e se beneficie dos alongamentos para a sua recuperação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Se você tiver sofrido alguma lesão no joelho, tente evitar ao máximo posturas de ioga que envolvam flexão. Se o seu joelho estiver praticamente recuperado, mas ainda sensível, você pode modificar as posturas de acordo com as dicas a seguir para começar a voltar aos poucos à sua rotina normal de ioga.

  2. 2

    Quando realizar qualquer postura de ioga em pé, verifique se o seu joelho está alinhado com o tornozelo. Evite posturas com pernas abertas que forcem o joelho para dentro e desestabilizem a sua articulação.

  3. 3

    Para evitar a instabilidade do joelho, use acessórios para sustentar seu peso quando for executar qualquer postura de equilíbrio.

  4. 4

    Ao executar determinadas posturas, como a do guerreiro, flexione o joelho até um ângulo de 45 graus, em vez de 90 graus. Aumente a flexão aos poucos, à medida que o seu joelho for melhorando.

  5. 5

    Execute a postura da cadeira, que ajuda a aumentar a força nos músculos do joelho. Em pé, levante os braços acima da cabeça com os dedos estendidos e vá abaixando lentamente até atingir uma postura sentada, como se houvesse uma cadeira invisível embaixo de você. Não estenda demais os joelhos, mantenha-os suavemente flexionados.

  6. 6

    Alongue as articulações do joelho suavemente com a postura da criança. Sente-se em cima das pernas dobradas e coloque um cobertor entre as nádegas e as panturrilhas para aliviar a tensão em seus joelhos. Incline-se lentamente para frente, permitindo que o peso do seu corpo leve-o para a postura. Não faça a flexão total até que seus joelhos possam suportar a tensão.

  7. 7

    Aumente a força nos seus tendões executando as posturas Paschimottosana, Uttanasana e "cachorro olhando para baixo". Tendões fortes lhe darão o suporte necessário para praticar ioga, caminhar e realizar outras tarefas diárias, enquanto os seus joelhos se recuperam.

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