Mais
×

Modo de compatibilidade do IE8 para o Firefox

Atualizado em 18 julho, 2017

O Microsoft Internet Explorer 8 e mais recentes oferecem a opção de visualizar páginas como elas seriam vistas em versões mais antigas do IE. No entanto, quando você navega um site mais antigo com o Firefox, é possível que a página não seja exibida na forma que o designer a pensou. Sem a opção do "modo de compatibilidade", você terá que superar esse problema para visualizar a página corretamente.

Páginas criadas para o IE6 e mais antigos podem ficar estranhas no Firefox (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Páginas HTML antigas

As versões mais antigas do Internet Explorer incluíam tags registradas de HTML e interpretações de tags padrão que, às vezes, diferia dos padrões estabelecidos na internet. Apesar de as páginas criadas com essas tags serem exibidas corretamente no IE, elas eventualmente ficavam muito diferentes quando visualizadas em um navegador compatível com os padrões, como o Firefox. Alguns designers também incorporavam códigos específicos para um navegador, para que cada um deles pudesse exibir a melhor versão possível da página. Outros profissionais criaram códigos somente para IE, algumas vezes incluindo um aviso sugerindo que a página seria melhor visualizada com o Explorer.

Modo de compatibilidade

Diferentemente de suas versões anteriores, o IE8 e mais recentes são compatíveis com os padrões, exibindo as páginas da mesma forma que outros navegadores do tipo. Para lidar com o grande número de páginas codificadas para versões mais antigas do programa, os navegadores mais novos incluem um recurso chamado "Modo de compatibilidade" ou "Exibição de compatibilidade", que possibilita que você clique em um ícone de "página de erro" e veja a página mais antiga como se estivesse usando uma versão anterior do IE. Os web designers também podem incluir códigos que mudam automaticamente o software para o modo de compatibilidade.

O Firefox e a compatibilidade

Enquanto o IE se tornou compatível com os padrões na versão 8, o Firefox já é desde suas versões mais antigas. No entanto, as páginas compostas para visualização no IE6 e anteriores podem não ser exibidas como o designer as criou no Firefox, a não ser que ele também inclua um código específico para um navegador em estilo cascata. Quando você estiver usando a visualização de compatibilidade no IE8 e mais recentes, o navegador, na verdade, utilizará o mecanismo das versões anteriores para analisar e exibir o HTML. Infelizmente, este recurso não está disponível para Firefox e outros navegadores.

Visualização compatível

Uma opção para visualizar páginas antigas usando o Firefox é a extensão IE View, que permite que você abra o Internet Explorer para ver uma página que não estiver carregando corretamente no Firefox. Você ainda precisará do IE e do seu modo de compatibilidade para visualizar o site corretamente, mas essa solução possibilita que continue navegando no Firefox até quando precisar da função. Com cada vez menos usuários utilizando o IE6, a Microsoft está encorajando os designers a atualizarem seus sites com códigos compatíveis com o padrão, para que o modo de compatibilidade não seja mais necessário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article