Modo fácil de aprender anatomia e fisiologia

Escrito por sandi busch Google | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Modo fácil de aprender anatomia e fisiologia
Aprender anatomia e fisiologia requer muito estudo e paciência (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

Não há, de fato, um modo "fácil" para aprender anatomia e fisiologia. Esse é um assunto que possui vastas quantidades de informação e requer o aprendizado de detalhes muito mais profundos que decorar os nomes das estruturas. Entretanto, há algumas sugestões e técnicas que tornam a aprendizagem da anatomia e fisiologia mais "fácil".

Outras pessoas estão lendo

Comece certo

Leia o livro. Isso pode parecer elementar e óbvio, mas muitos estudantes ficam tentados a depender apenas de visões gerais e resumos. Eles não são bons substitutos para a anatomia e fisiologia. O livro tem a informação mais profunda necessária, juntamente de diagramas, planilhas e fotos para ajudar a deixar o texto mais claro. Vá um passo de cada vez. Não pule aleatoriamente pelo livro, e não tente ler muito de uma vez só. Leia com calma e compreenda cada capítulo. Isso é a chave para aprender anatomia e fisiologia, pois a informação vai se complementando e construindo a cada capítulo. Se não compreender o primeiro capítulo, ficará perdido ao ver que é fundamental para o capítulo 4, ou o 20.

Conceitos

O vocabulário novo que você encontrará na anatomia e fisiologia é extenso. Não há nenhum atalho aqui, ele deve ser memorizado. Mas mesmo que haja muito a ser memorizado, se depender somente de decorar, você vai passar muito trabalho.

Assim que começar a ler, lembre-se que o corpo humano tem uma organização específica. Há relações e interações entre os diferentes níveis e sistemas. No menor nível, isso significa que você precisará entender reações químicas e como as células funcionam, pois são a base e afetam todos os outros processos. Conforme aprender mais sobre tecidos, órgãos e sistemas, você descobre que o que acontece em um órgão ou tecido, tem implicações em todo o corpo. Desde o início, faça de seu objetivo ver essas conexões e entender o conceito de como tudo funciona junto. Quanto mais seguir este foco, mais fácil será entender anatomia e fisiologia à medida que avança no curso.

Ferramentas padrão

Volte a utilizar ferramentas de estudo que provavelmente já o aconselharam a usar antes. Bilhetes são uma boa maneira de aprender novas palavras e conceitos. Faça um bilhete cada vez que encontrar uma nova palavra, coloque a palavra de um lado e o conceito do outro, carregue-os consigo e reveja-os sempre que possível. Ao ler o livro, leia-o a primeira vez para entender os fundamentos básicos enquanto marca pontos importantes. Então volte e releia-o uma segunda vez para ver detalhes, fazendo anotações e definindo conexões.

Complementos

Ferramentas visuais adicionais, principalmente sites animados ou 3D, são uma boa forma de reforçar a informação do livro. Procure por livros complementares disponibilizados pela editora do seu livro, pois a maior parte delas oferecem exames de amostra ou livros de exercícios.

Outro modo excelente de reforçar informações é comprar um livro de colorir de fisiologia e anatomia. Mesmo que não o colore, eles possuem muitos desenhos com detalhes relacionados à anatomia e fisiologia.

Conselho

Nunca conte com cursinhos. Há informação demais em fisiologia e anatomia para esperar até a última hora e tentar absorver tudo de uma vez. Também desenvolva seu próprio método de tomar notas e desenhe seus próprios diagramas para representar processos e relações. Eles podem ser simples e óbvios, como setas para cima indicando aumento, para baico indicando diminuição e para a direita indicando resultado ou efeito. Isso também ajudará a aprender abreviações padrão como a letra O para oxigênio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível