O que é o modo privilegiado no Windows 7?

Escrito por benny taylor | Traduzido por edenilson meneghelli
O que é o modo privilegiado no Windows 7?
O modo privilegiado dá direitos administrativos a alguns programas no Windows 7 (Handout/Getty Images News/Getty Images)

É uma prática comum na computação não permitir que todos os programas no seu computador possam ser executados com direitos de segurança administrativa completos. O modo privilegiado no Windows 7 permite que o sistema operacional trabalhe de acordo com esta boa prática, enquanto continua a fornecer uma maneira de executar programas individualmente com direitos de segurança completos.

Fundo

Os sistemas operacionais modernos, como Windows 7, incorporam os controles de segurança para limitar o grau em que os usuários e os programas individuais podem acessar e alterar os arquivos e configurações em seu computador. Se todos os programas tiverem pleno acesso aos arquivos e pastas em seu computador, danos podem vir a ocorrer aos seus dados ou ao sistema operacional se o programa for comprometido por um malware.

Controle de Acesso do Usuário

Por padrão, o Windows 7 utiliza um sistema conhecido como Controle de Acesso do Usuário (UAC “User Access Control”), que faz com que usuários e programas trabalhem com direitos de segurança mínimas e sejam feitas solicitações de autorização antes de realizar qualquer tarefa que possa causar danos ao seu computador. Se você tentar executar uma tarefa que possa ser arriscada, como a instalação de um software ou executar um utilitário de disco, uma caixa de diálogo de controle de acesso de usuário será exibida, solicitando que você confirme se deseja prosseguir. Se a sua conta de usuário não tiver direitos administrativos, você terá que digitar o nome de usuário e a senha de um usuário com direitos suficientes para avançar.

Modo privilegiado

Usar o modo privilegiado permite que você execute qualquer programa como administrador quando for executá-lo. Para usar este modo, clique com o botão direito sobre o programa que você deseja executar e selecione "Executar como Administrador" no menu. Se a conta que estiver usando não tem direitos administrativos, o Windows 7 solicitará um nome de usuário e senha do administrador. Se tem direitos suficientes, você também pode configurar um programa individual para sempre ser executado no modo privilegiado, alterando as propriedades do arquivo executável.

Uso

É improvável que precise usar o modo privilegiado durante o uso diário de seu computador, mas alguma documentação do programa pode afirmar que é necessário o uso de modo privilegiado para que o programa funcione corretamente. Além disso, alguns instaladores de softwares devem ser executados dessa maneira para que seja instalado corretamente no equipamento. Finalmente, se você for um usuário avançado na execução de tarefas usando linhas de comando no prompt do MS-DOS, alguns comandos de DOS só vão funcionar quando carregar o prompt no modo privilegiado.