O modo de vestir dos judeus

Escrito por laurie rappeport | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O modo de vestir dos judeus
Os judeus praticantes têm costumes de vestimenta específicos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Acontecimentos históricos dispersaram populações judaicas por todo o mundo. Em cada país, esse povo com frequência adotou as vestimentas da população local. Os judeus praticantes de hoje mantêm códigos de vestimenta que obrigam o uso de roupas que estejam de acordo com a lei e a tradição judaicas. Além disso, entre muitos judeus tradicionais, as roupas de uma pessoa misturam as expectativas religiosas com os sinais exteriores que a identificam como um membro de uma comunidade judaica específica.

Outras pessoas estão lendo

Ritual de vestimenta

Os homens judeus praticantes usam um "talit", uma camisola aberta nas laterais com franjas rituais que pendem dos quatro cantos da camisa. Os homens casados ​​usam um "talit" maior durante a oração. Também chamado de xale de oração, esse acessório é um grande pedaço de tecido que inclui também as franjas rituais encontradas em um "katan talit". Os homens judeus praticantes usam "kippahs" em suas cabeças. Os vários estilos e formas do kippah indicam a seita do judaísmo a que o homem pertence. Muitos homens ortodoxos também usam um chapéu em cima de seu kippah. Os homens pertencentes à Lituânia ou à comunidade não-hassídica usam um chapéu de abas largas de feltro fedora preto. Alguns judeus hassídicos, nomeadamente os "hasidim Chabad", também usam seu próprio tipo de fedora. Muitos homens hassídicos usam chapéus de pele chamados de "shtreimels" ou "spodiks" nos sábados e feriados. Alguns homens hassídicos Breslev usam um gorro branco. Os homens judeus do Iêmen e de diferentes comunidades sefarditas usam vários tipos de turbantes.

Vestimenta modesta

Dentro da comunidade ortodoxa, a modéstia é uma grande virtude, e os homens e mulheres se vestem o mais modestamente possível. Mulheres ultra-ortodoxas usam camisas de gola alta com mangas compridas, saias abaixo do joelho e meias em todas as condições meteorológicas. Os homens geralmente usam sobre o seu talit katan uma camisa branca e uma jaqueta preta. Homens hassídicos usam "bakeshes" na altura do joelho, sobretudos pretos e "gartels" usados para fechar e amarrar suas bakeshes.

Roupas de casamento

Os judeus que têm raízes em Ashkenazi (leste europeu) e nos países sefarditas (Mediterrâneo e norte africano) têm costumes de casamento especiais que envolvem as roupas da noiva e do noivo. Muitos noivos Ashkenazi usam um "kittel", um manto branco na altura do joelho, em sua cerimônia de casamento. O kittel simboliza a pureza. Alguns homens também usam kittels no "Passover Seder" e em serviços de férias santas. O véu de noiva no casamento assume várias formas entre as diferentes comunidades judaicas. Algumas noivas hassídicas usam um véu de tecido pesado que os judeus hassídicos acreditam, protegem a modéstia da noiva, permitindo que ela evite os olhares dos convidados enquanto está sob o dossel de casamento. Outras noivas judaicas geralmente têm um véu de gaze que os noivos colocam sobre o rosto da noiva antes da cerimônia começar (esta é uma explicação de como o judeu patriarca Jacó foi levado a se casar com Leia antes de Raquel porque Leia veio até ele usando um véu).

Cobertura para as cabeças das mulheres

Entre as mulheres judias praticantes, as coberturas para a cabeça são de uso obrigatório depois do casamento. O espectro de coberturas de cabeça é amplo, variando de perucas entre algumas comunidades hassídicas e na Lituânia, para perucas com chapéus anexados dentro do grupo hassídico Ger. Rabinos sefarditas desencorajam perucas porque acreditam que elas imitam o cabelo, e as mulheres sefarditas geralmente usam chapéus, cachecóis ou lenços. Algumas mulheres variam, usando um lenço ou cachecol em casa e usando um bom "sheitel" (peruca) quando saem. A mulher geralmente segue os rabinos de sua comunidade para decidir sobre o tipo de cobertura que ela usará na cabeça depois que se casar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível