Modos criativos de ensinar preposições

Escrito por noelle carver | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Modos criativos de ensinar preposições
Descevendo a foto: o cachorro está sobre a ponte embaixo do braço da garota (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Ensinar preposições simples e compostas costuma ser prazeroso. Uma vez que muitas preposições de espaço são facilmente visualizadas, os alunos conseguem enxergar as palavras em ação, ao contrário de outras figuras gramaticais. Ao se preparar para meios criativos de ensinar preposições, lembre-se que você não está limitado a exercícios e tarefas, junte toda a sala para se divertir com a lição sobre preposições.

Outras pessoas estão lendo

Poemas com preposições

Após introduzir as preposições à sala através do livro ou falando, escreva todas as palavras da unidade no quadro. Peça aos alunos para que usem todas as preposições escritas para escrever vários pequenos poemas ou um poema longo. Instrua-os a começar cada verso com uma preposição ou a colocarem-nas no meio das frases. Por exemplo, pode-se começar o poema desta forma:

Meu cachorro Totó brinca em meu quarto Por volta dos travesseiros Dentro do armário Balançando seu rabo pelo ar...

Deixe que cada aluno leia seu ou seus poemas. Em vez de parar por aqui, aprenda com os poemas, certifique-se de que todos usaram corretamente as preposições. Escreva um poema também e leia-o caso os alunos fiquem tímidos ou com medo da tarefa.

Modos criativos de ensinar preposições
Como os cães adoram correr e explorar, eles formam ótimos personagens para ensinar preposições (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estórias com imagens

Criem juntos uma história repleta de preposições a partir de imagens, fotos ou uma apresentação de slides. Por exemplo, mostre a imagem de uma garota pulando em um trampolim. Peça que os estudantes identifiquem a preposição "acima" ao ver a imagem. Podem haver inúmeras preposições para uma figura, como um homem andando "através" do jardim para pegar a correspondência "além" da entrada da garagem ou "na" caixa de correio. Uma vez que os alunos pegarem o jeito do exercício, transforme-o em um jogo, trocando rapidamente as imagens para que os alunos disputem quem fala primeiro a preposição. A atividade pode se tornar muito barulhenta em uma classe mais bagunceira, neste caso, diminua o ritmo e fale que se deve ter gentiliza com os colegas.

História em quadrinhos

Faça os alunos criarem personagens para uma história em quadrinhos, divida-os em grupos de três ou quatro ou deixe que trabalhem individualmente, dependendo do tamanho da sala. Eles devem criar um personagem, pessoa, animal ou objeto, que seguirá pela tirinha por meio de preposições. Por exemplo, Um aluno pode criar um pássaro chamado "Bicudo", no primeiro quadrinho, Bicudo pode começar "dentro" de uma árvore, bicando-a para chegar do lado de "fora" dela. Conforme a história prossiga, Bicudo pode entrar "através" das folha e se empoleirar "sobre" um galho. Incentive o humor e a criatividade tanto com o desenho quanto com o texto. Os alunos podem escrever as frases abaixo dos quadrinhos para descrever a ação, ou fazê-las como falas do personagem. Peça aos alunos para finalizarem suas histórias e apresentarem para a sala. O projeto pode durar duas ou três aulas ou você pode deixar como dever de casa.

Ensine uma canção

Ensinar uma canção para os alunos memorizarem é uma maneira ideal de ensinar preposições, eles poderão lembrar da música para sempre se as palavras e o ritmo ficarem na cabeça. Um bom método de cantar músicas com preposições é usar alguma canção popular entre as crianças (como o próprio "Parabéns a você" ou outras músicas que todos conheçam) ou até dividir as preposições para serem usadas em diferentes músicas. As canções são um bom meio para começar a aprender as preposições, mas são só o início, uma vez que os alunos terminem com as músicas, peça que criem pequenas narrações usando todas as preposições de uma forma original e criativa.

Modos criativos de ensinar preposições
Use um violão ou outro instrumento para cantar músicas com preposições (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível