on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Modos humanos de matar um peixe antes de limpá-lo

Muitos pescadores fazem questão de matar seus peixes antes de limpá-los ou armazená-los em gelo. O cuidado com o bem-estar dos peixes é uma área relativamente nova, mas cerca de 500 estudos sobre o sistema nervoso dos peixes mostram que eles podem se relacionar socialmente, aprender a utilizar ferramentas, métodos e sentir dores e estresse. Eles podem ser mortos de forma rápida e indolor, como impacto cerebral imediato e morte por sangramento.

Os peixes devem ser mortos de forma humana e indolor, antes de serem armazenados ou limpos (Kim Carson/Photodisc/Getty Images)

Método

O jeito mais rápido e humano de matar um peixe é através de um traumatismo cerebral, que consiste em um golpe rápido e forte no topo de sua cabeça, logo atrás dos olhos. O peixe morrerá instantaneamente ou perderá a consciência, devido ao forte impacto passar pelo crânio (ou mesmo quebrá-lo) e ser absorvido pelo cérebro, interrompendo a atividade neurológica do animal. Peixes melhores podem ser segurados na mão para aplicar o golpe, enquanto animais maiores devem ser colocados de barriga para baixo em alguma superfície rígida. Pode-se utilizar pequenos machados ou marretas para deferir o golpe. Após o golpe e a constatação da inatividade do peixe, inicie o sangramento.

Loading...

Testes

Existem alguns métodos para dizer se o animal realmente está morto. Observe os olhos enquanto pega e movimenta o peixe em suas mãos. Caso esteja morto, seus olhos não irão se mover enquanto você movimenta o peixe. Não haverá também movimento respiratório dos pulmões e das guelras. Você pode colocá-lo em um balde com água para ver se existe alguma reação.

Sangramento

O sangramento do animal deve ser utilizado para garantir a qualidade da carne. Coloque o peixe de barriga para cima e localize a pele delicada entre as guelras e a garganta. Segure pela cabeça do animal e, com a outra mão, segure e puxe a garganta dele. Isso irá abrir veias e artérias da garganta, que permitirão que o sangue escorra para fora do animal. Deixe-o sangrar antes de iniciar a limpeza ou de colocá-lo no gelo.

Métodos inaceitáveis

Existem métodos de matar seu peixe que são desumanos e considerados inaceitáveis por associações nacionais e internacionais. Esses métodos provocam dor e sofrimento, e induzem os animais a um nível de estresse muito alto antes de morrerem. Esses métodos incluem, mas não se limitam a: congelamento vivo em água ou gelo, causando sufocamento; sangramento seguido de morte sem estar desacordado; e asfixiamento abrupto devido à remoção do peixe da água.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...