×
Loading ...

Moedas chinesas antigas

Atualizado em 17 abril, 2017

Algumas moedas chinesas primitivas ou antigas foram feitas há mais de 4.000 anos atrás. Elas compõem grande parte da história da China, o que torna o estudo de moedas chinesas tão atraente não só para os historiadores profissionais, colecionadores e aficionados, mas também para aqueles que só querem saber um pouco mais sobre esse país.

Esse dinheiro pode ser ou não de origem chinesa (chinese gold coins image by MAXFX from Fotolia.com)

Tipos

Já em 2000 a.C., a dinastia Xia tinha muitas moedas com diferentes tamanhos e formas. Algumas moedas antigas eram em forma de pontes ou máscaras.

O dinheiro de enxada ou pá, assim chamado por causa de sua forma, originou-se das moedas usadas para pagar pedágios agrícolas na China antiga.

O dinheiro em forma de faca de bronze, que se assemelhava a armas conhecidas naqueles tempos, foi lançado a partir dos primórdios da primavera e outono da história chinesa até o período dos Reinos Combatentes.

A moeda ban liang (nomeada conforme o seu peso), teve dois caracteres impressos na parte da frente e nenhum carácter na parte de trás, foi a primeira moeda a ter um furo no meio, na forma de um quadrado. Foi substituída pelo padrão wu-shu no ano 118 a.C., um tipo diferente de moeda redonda com um furo quadrado.

Loading...

O furo

As primeiras moedas tinham um furo redondo no meio e se tornaram o mais popular meio de pagamento durante as dinastias Shang e Zhou. Os furos redondos facilitavam o costume de acorrentar as moedas juntas.

Durante o período dos Reinos Combatentes, Qinshihuang, depois de unificar a China, ordenou a substituição do furo redondo no centro da moeda de bronze por um furo quadrado, incorporando a teoria de que "a terra é quadrada e o sol é redondo". A Ban Liang (a partir de 140 aC a 118 aC, moedas padrão utilizadas no reinado do Imperador Ch'e Wuti, da dinastia ocidental Han) tinha dois personagens na frente e a moeda redonda tinha um furo quadrado no meio. Essa forma de moeda continuou na China até 1911.

Materiais

A forma mais antiga de dinheiro da China era feita de conchas contendo um buraco redondo no meio e, ainda hoje, os objetos de valor são referidos como "BaoBei", um derivado da frase "dinheiro concha".

Como conchas de dinheiro tornaram-se escassas, novos materiais, tais como cerâmica, bronze, osso, pedra e cobre (ainda em forma de conchas) inundaram o mercado chinês, mas em 221 a.C. foram as moedas de bronze em forma de concha que, finalmente, tornaram-se a moeda padrão.

Foi só depois da dinastia Qing que as moedas de bronze com orifícios quadrados foram substituídas por papel-moeda.

Inscrições

Todas as antigas moedas chinesas apresentavam algum tipo de inscrição .

A parte da frente da moeda, chamado de "o anverso", tinha até quatro caracteres, embora algumas moedas mais antigas, como a ban liang, tivessem apenas dois.

O valor da moeda era representado por dois caracteres na parte da frente. Os dois primeiros caracteres de uma moeda de quatro caracteres, como Sui (581 a 618) e Tang (618 a 907), representam o título do reinado do imperador e os dois últimos descrevem o tipo de moeda. Muitas vezes ela tinha a inscrição "T'ung Pao", que significa "moeda corrente".

O inverso (parte detrás) de muitas das moedas mais antigas, como a Sui e a Tang, não tinha caracteres. Isso é chamado de "inverso liso". Havia moedas com dois caracteres na parte de trás, enquanto outras tinham pontos ou crescentes e algumas das grandes moedas tinham quatro caracteres no reverso.

A ordem habitual em que os caracteres das moedas são lidos é superior, inferior, direita e esquerda. Algumas moedas exigem essa sequência. Se uma moeda tinha apenas dois caracteres, seria lida da direita para a esquerda.

Tamanho e peso

As moedas chinesas antigas eram chamadas de "moedas de dinheiro", porque quanto mais pesada a moeda, mais ela valia.

Moedas e amuletos

Se uma moeda tivesse imagens de animais ou pessoas, ou mais de quatro caracteres em cada face, era provável que fosse usada como um amuleto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...