Como o mofo negro se forma?

Escrito por contributing writer | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o mofo negro se forma?
Como o mofo negro se forma? (Black mold after Hurricaine Katrina)

Outras pessoas estão lendo

Identificando o mofo negro

O mofo negro ou tóxico ou Strachybotrys chartarum é classificado como um fungo pertencente ao mesmo grupo dos cogumelos e das leveduras. Esse fungo, quando molhado, possui aspecto viscoso e cor oliva escuro. Também pode parecer como fuligem ou fios branco-acinzentados. O contorno do mofo é suave e a superfície é áspera ou mais lisa. Quando está produzindo esporos, o fungo parece ter pó na superfície, liberando esporos marrons. O Strachybotrys é, comumente, encontrado fora de casa.

Como o mofo negro invade a casa?

O mofo negro, como a maioria dos fungos, se reproduz por esporos liberados no ar. Esses esporos são carreados por roupas, sapatos, animais e bolsas que tenham sido expostos. As pessoas, às vezes, inalam a estrutura fúngica, que é considerada tóxica.

O mofo negro necessita de água

Quando a deposição de esporos ocorre em uma área com muita água, o mofo começa a crescer. Essas áreas podem ser telhados e tubulações com vazamento, vasos de plantas dentro de casa e locais de inundações. A temperatura ideal para o crescimento é entre 20ºC e 30ºC. Ao acabar a reserva de água, o mofo ainda pode crescer, já que retém vapor de água no micélio. Quando está molhado, os esporos não se tornam aerossóis facilmente, ao contrário de quando está seco, momento em que qualquer perturbação culmina na liberação das estruturas reprodutoras.

O mofo negro precisa de nutrientes

O mofo negro fica em superfícies onde consegue obter nutrientes, como o gesso, que tem uma camada de amido, ou superfícies de papel. Esses materiais contêm altos níveis de celulose, uma fonte de nutrientes para o fungo.

Procurando contaminação

Assim que o mofo negro encontra as condições certas dentro de casa, ele começa a se desenvolver. Geralmente, é encontrado em locais escondidos e, até ser notado, a contaminação já pode ser extensa. O mofo pode, também, ser formado em áreas onde ocorre condensação de água -- como paredes e janelas. O Strachybotrys é comumente visto em casas com alagamentos. Por conta de sua toxicidade, a limpeza fica, frequentemente, por conta de profissionais, a não ser que a contaminação seja pequena. Nesse caso, utilize uma solução de alvejante (1/4 de copo de alvejante) dissolvido em água (1 litro) para matar eficientemente o fungo. Depois de limpar com alvejante, lave o local com sabão comum e água para remover qualquer resíduo.

Advertências

A toxicidade do mofo negro ocorre através da inalação de gases tóxicos ou por contato de esporos tóxicos com a pele. A exposição ao fungo pode causar irritação da boca, nariz e garganta, levando a necrose, desordens nervosas e, eventualmente, morte. As micotoxinas provocam inflamações que são manifestadas por dores de cabeça, sintomas semelhantes ao da gripe e fadiga. Se você possui problemas com mofo, procure ajuda profissional antes de tentar se livrar dele você mesmo. Corrija assuntos relacionados à umidade antes de o fungo começar a crescer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível