Mogno x cerejeira

Escrito por warren rachele | Traduzido por carlos nascimento
Mogno x cerejeira
A cerejeira é uma madeira de lei popular para móveis, armários e pisos (lumber image by jimcox40 from Fotolia.com)

O mogno e a cerejeira são madeiras de lei populares e são muito usadas na fabricação de móveis e armários. Ambas tem padrões de textura que dão um acabamento maravilhoso e são imediatamente reconhecidas. Essas madeiras foram historicamente usadas por carpinteiros e também para criar réplicas de períodos históricos ou obras-primas de mobiliário moderno, com resultados igualmente satisfatórios. Os carpinteiros escolhem esses tipos de madeira desejando seu acabamento e longevidade.

O mogno

O mogno é uma madeira de lei tropical que é retirada das Américas Central ou do Sul e da África. Há diferenças sutis nas espécies das quais a madeira é cortada, mas todas são comercializadas como mogno. É uma madeira de granulação aberta com poros pronunciados que aparecerão no processo de acabamento, a menos que sejam preenchidos. A cor da madeira varia de rosado a um profundo marrom-avermelhado que escurece à medida que envelhece.

Cerejeira

A cerejeira preta americana é uma madeira de lei de granulação fina cortada na América do Norte. Uma tábua de cerejeira pode conter o cerne e alburno muito mais leves. Se expostos à luz ou ao ar, o cerne oxidará com o tempo para uma cor de marrom ferrugem profundo que a maioria das pessoas buscam quando usam essa madeira. O alburno não vai mudar de cor e deverá ser tingido ou relegado com componentes secundários na peça acabada.

Máquinas para mogno ou cerejeira

Tanto o mogno quanto a cerejeira vão bem com equipamentos para madeira. O corte é limpo e ambos são facilmente trabalhados com ferramentas manuais ou elétricas. O mogno pode lascar, por isso, ferramentas bem afiadas são obrigatórias. A madeira de cerejeira, que foi seca corretamente é muito estável e as peças cortadas permanecerão planas. Algumas espécies de mogno têm uma maior taxa de tensões internas que o corte alivia. As peças resultantes podem ser plainadas e cortadas em quadrado em um dia para serem encontradas torcidas no próximo.

Fazendo acabamento em mogno e cerejeira

O mogno é uma madeira de granulação aberta que lixa e alisa bem. Se um acabamento acetinado é desejado, os poros maiores da madeira devem ser preenchidos antes de aplicar o revestimento de proteção final. A granulação da cerejeira é apertada e suave será lixada e alisada de forma excepcionalmente acetinada, mas pode ser extremamente difícil para dar acabamento. A madeira da cerejeira tem densidade desigual em seus poros, dessa forma, em algumas áreas o revestimento irá penetrar profundamente mas em outras irá ficar apenas na superfície. Um preparo adicional é necessário antes da aplicação de qualquer acabamento.

Durabilidade do mogno e da cerejeira

Essas madeiras são bem próximas no quesito dureza, sendo a cerejeira a mais macia das duas. As fibras da madeira de ambas as espécies irão amassar e quebrar, mas elas exibem alguma habilidade para repelir danos. Quando terminadas, o mogno e a cerejeira ficam muito estáveis em quase todos os ambientes domésticos. Se forem bem cuidados, os móveis feitos dessas madeiras irão se tornar heranças de família que durarão por gerações.