Como fazer um moinho de vento caseiro

Escrito por sam jones | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um moinho de vento caseiro
Construir seu próprio moinho de vento pode tornar-se difícil, mas com algum esforço ele pode ser feito (windmill image by swider_ski from Fotolia.com)

Para aproveitar a energia do vento, muitas pessoas têm usado os moinhos de vento há milhares de anos. Eles foram usados para a moagem de grãos, bombear a água, e mais recentemente, para gerar eletricidade. À medida que o preço da energia subiu, as pessoas começaram por comprar ou por fazer seus próprios moinhos, a fim de que os aparelhos da casa pudessem funcionar. Para fazer um, você precisa ter conhecimentos em eletrônica, possuir os respetivos componentes e, sobretudo muita ambição.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tubo de ferro para encanamento com 300 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro
  • Tubo de PVC com 180 cm de comprimento
  • Faca afiada
  • Lima
  • Peça circular de madeira com 5 cm de diâmetro
  • Gerador de 12 Volts
  • Madeira serrada 2 por 4 com 60 cm de comprimento
  • Chapa metálica de alumínio de folha simples com 30 cm de comprimento
  • Cano com flange metálica de 40 cm de comprimento e 4,37 cm de diâmetro
  • Fio elétrico com 450 cm de comprimento
  • Bateria de 12 Volts
  • Transformador

Lista completaMinimizar

Instruções

    A torre

  1. 1

    Compre um tubo de ferro para encanamento com 300 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro. O moinho de vento necessita de uma torre construída na vertical e num local alto, onde o vento pode soprar com maior intensidade. Nos moinhos antigos, as torres e as suas quatro bases eram feitas a partir da madeira. Nos moinhos modernos, as suas bases são feitas de ferro, alumínio, plástico ou em tubos de PVC, enterradas no chão, onde um simples tubo ou cano oco segura as pás e os mecanismos de engrenagem. Para algumas pessoas a torre pode ser feita ou comprada em uma loja de venda de ferramentas.

  2. 2

    Escolha o local onde o vento se faça sentir com maior intensidade para instalar o moinho de vento.

  3. 3

    Cave um buraco. O sucesso de sua instalação depende de enterrar um terço da torre para tornar seu moinho forte a ventos demasiado intensos. Para o poste com 300 cm, convém cavar um buraco com 90 cm de profundidade.

    As pás

  1. 1

    Compre um tubo PVC com 180 cm de comprimento e com o diâmetro mais fino que você achar. Para obter a energia eólica, o moinho de vento deve possuir pás; semelhantes em design a um ventilador de quarto; as pás do moinho giram empurradas pela intensidade do vento. A maioria dos moinhos tem três pás, a quantidade mínima necessária para acionar um gerador.

  2. 2

    Corte o cano longitudinalmente abaixo do seu meio, então deixe de parte uma das metades para usar mais tarde se você errar seus cálculos ao cortar as pás. Corte a outra metade em três pedaços com 60 cm de comprimento.

  3. 3

    Use uma faca afiada para moldar os três pedaços até atingirem a forma de um aerofólio. O objetivo é obter um visual trançado com deformações nas pontas, mantendo a forma de uma ligeira concha que permite captar o vento. Então, remodele as bordas usando uma lima para suavizá-las.

  4. 4

    Faça dois buracos na ponta do delimitador de cada pá e depois prenda as três pás em uma peça circular de madeira com 1,25 cm de espessura (seu cubo de hélice). Ele funcionará como a hélice do motor de um avião bimotor.

  5. 5

    Termine furando um buraco com 0,6 cm no meio do cubo da hélice, onde irá parafusar pequenas placas de prata usando as porcas.

    A plataforma e o gerador

  1. 1

    Compre um gerador de 12 Volts, porque fazer um é muito difícil. A marca não importa. Certifique-se apenas de que tem um suporte com buracos que permita a sua instalação. Para fazer uso da energia gerada pelo vento, você pode usar algumas formas de converter essa energia em eletricidade. Os moinhos captam a energia eólica através do movimento das pás empurradas pela ação do vento. Esse movimento obriga as pás a girar, o que leva o eixo do gerador a ligar, criando a eletricidade transferindo-a do gerador para a casa.

  2. 2

    Prenda o gerador em uma das pontas da tábua de madeira de 2 por 4, com 60 cm de comprimento, em que o eixo de entrada fica afastado do meio da tábua. Na outra ponta, você deve fixar uma cauda, de forma que esteja sempre apontando para o vento.

  3. 3

    Faça uma vala com 1,25 cm de profundidade na parte de cima da peça de madeira de 2 por 4 com uma serra, na ponta oposta ao local onde foi encaixado o gerador para a pá ficar no lugar. Depois, faça dois buracos com 0,3 cm nas laterais e afastados 5 cm entre si.

  4. 4

    Faça dois buracos com 0,3 cm de diâmetro e afastados 5 cm numa das pontas de uma chapa de alumínio com 30 por 30 cm de diâmetro.

  5. 5

    Coloque a chapa de alumínio dentro da vala que fez na madeira, depois coloque dois parafusos na madeira e na pá. Parafuse porcas para manter os parafusos e a chapa devidamente apertados e no lugar.

  6. 6

    Coloque um cano de metal com 60 cm por uma uma flange metálica aberta com 4,5 cm (com uma base plana) dentro da torre. Quando o cano é instalado e a flange parafusada na peça de 2 por 4, a outra extremidade do cano deve ficar encaixada dentro da torre, permitindo ao gerador/conjunto de pás que girem quando o vento empurrar a cauda. Parafuse a base da flange à parte de baixo do gerador/conjunto de pás, de modo a fixar o gerador/conjunto de pás à torre.

  7. 7

    Coloque a montagem das pás dentro do gerador e use uma porca para segurá-la no respetivo lugar.

  8. 8

    Conecte um fio ou cabo ao gerador, e estenda-o ao longo do interior da torre de modo que ele saia no fundo da torre.

    Bateria e sistema de controle eletrónico

  1. 1

    Faça um buraco no poste da torre para passar o fio, e fixe a outra extremidade da torre no buraco feito no chão, amontoando terra à sua volta.

  2. 2

    Conecte seu gerador a um transformador, que você pode comprar em um loja de equipamentos para instalar painéis solares. Ele transporta a energia para uma bateria e quando ela está completamente carregada, desvia o excedente até haver necessidade de mais energia. Para dar resposta à natureza imprevisível do vento, você precisa usar o moinho para carregar a bateria, a fim de que seus aparelhos domésticos funcionem sem ela, em vez dos mesmos funcionarem ligados à fonte de energia gerada pelo moinho. Assim, seus aparelhos elétricos poderão funcionar a partir da bateria. Porém, você não deve ligar diretamente o gerador à bateria, pois ela pode ficar descarregada ou danificada. É por esse motivo a necessidade de se ter um transformador.

  3. 3

    Conecte o transformador à uma bateria de 12 Volts.

Dicas & Advertências

  • Tenha tempo suficiente para fazer tudo o que precisa. Construir um moinho envolve muitas experiências e falhas.
  • Certifique-se que você instale o moinho de vento em um local que não está protegido do vento.
  • Todos os moinhos, exceto os mais resistentes, precisam estar cobertos durante os períodos de vento intenso para prevenir que as pás voem e apresentem perigo.
  • Seja cuidadoso quando usar o transformador porque podem ocorrer voltagens superiores que podem provocar doenças ou a morte.
  • Certifique-se junto das autoridades locais de zoneamento antes de construir um moinho em uma zona residencial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível