×
Loading ...

Como fazer um moinho de vento com palitos de fósforo para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Construir um moinho de vento com palitos de fósforo ensina as crianças uma lição sobre métodos de construção, enquanto elas se divertem com a atividade prática. Ajude-as a colocar os palitos, já que quanto mais novas elas forem, menor será a habilidade de fazer movimentos precisos. Se as mãos das crianças tremerem, o moinho de vento ficará com palitos tortos e uma estrutura frágil. Trabalhe por cima de uma caixa de leite para fornecer uma estrutura resistente para as crianças trabalharem antes de começar a usar os palitos para construir o moinho.

Instruções

Para evitar risco de incêndio durante o projeto, umedeça a cabeça do fósforo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Feche a tampa da caixa de leite. Corte a aba superior da caixa e descarte-a. Corte uma pequena janela quadrada na parte lateral dela com um estilete.

    Loading...
  2. Para esse projeto, escolha palitos de fósforo que possuam um comprimento igual à largura da caixa de leite. Cubra um lado dessa caixa com cola para artesanato e comece a colocar os palitos, deixando-os bem próximos para que não fique nenhum espaço sobrando entre eles. Alterne a direção da cabeça dos palitos todas as vezes (um para cima e um para baixo) para garantir um bom encaixe.

  3. Corte os palitos de fósforo para encaixá-los nos lados da caixa de leite que terminam com uma ponta. Mantenha as pontas dos palitos alinhadas com as bordas da caixa. Deixe um espaço livre do tamanho de um palito em ambos os lados pontiagudos, com 1,2 cm de distância da ponta da caixa de leite.

  4. Corte mais ainda os palitos de fósforo para encaixá-los ao redor dos lados da janela que você criou na caixa de leite.

  5. Faça um buraco com o comprimento de um palito de fósforo na caixa de leite no lugar que está faltando um palito. Esse buraco deve ter uma largura igual ao comprimento de um palito.

  6. Coloque dois palitos de madeira para artesanato cruzados para criar a forma de um "X" e cole-os. Faça um furo com a furadeira com a largura de um palito de fósforo através dessa cruz formada, na parte onde eles se encontram.

  7. Cole um palito de fósforo de 2,5 cm nos palitos de madeira, com 2,5 cm de distância do centro da cruz. Prenda um palito de fósforo em uma distância de 1,2 cm para cima do primeiro até alcançar a ponta do palito de madeira para artesanato. Faça isso para cada ponta da cruz.

  8. Coloque um longo palito de fósforo que passa pelo outro palito na ponta da cruz, próximo do palito de fósforo próximo de seu centro. Isso cria as aletas do moinho de vento.

  9. Cubra o buraco no centro das aletas com cola e insira um longo palito de fósforo através dele, até que sua ponta quase desapareça para dentro. Insira o palito através da parte traseira para manter a parte frontal visível. Esse palito utilizado deve possuir 2,5 cm a mais que a largura da caixa de leite.

  10. Empurre a ponta longa do palito de fósforo através do buraco na frente da caixa de leite. Empurre-a também através do buraco traseiro, segurando as aletas na frente do moinho. Gire os 2,5 cm extra do palito na parte traseira para fazer as aletas girarem na frente.

Loading...

O que você precisa

  • Caixa de leite
  • Tesoura
  • Estilete
  • Cola para artesanato
  • Palitos de fósforo
  • Palitos de madeira para artesanato
  • Furadeira
Loading ...
Loading ...