on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um molde de bandô de cortina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Bandô é uma cortina mais curta que recai sobre cerca de um terço da janela. Essa peça permite que a luz do sol entre na casa. Os bandôs são perfeitos para os cômodos onde você deseja contemplar o belo cenário da rua ou em uma peça onde a privacidade não seja necessária. É possível fazer um bandô em uma variedade de estilos e fazer os moldes para essas cortinas é bastante simples.

Instruções

Bandôs acrescentam estilo ao cômodo sem bloquear a luz solar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Utilize o jornal para criar o molde para o bandô, já que ele deve ser mais largo do que a maioria dos papéis. Use as folhas duplas, para melhores resultados.

    Loading...
  2. Coloque o jornal em uma superfície larga e plana, como a mesa de jantar.

  3. Meça a janela até o comprimento desejado, mantendo em mente que a proporção de um terço é o padrão. Acrescente de 15 cm a 20 cm ao molde para deixar espaço para a bainha e para a casa da haste da cortina.

  4. Decida como quer finalizar as bordas do molde do bandô. Escolha entre pontas, bordas arredondadas ou linha reta. Corte as bordas conforme desejado. Cuide para centralizar o molde na folha de jornal. Para fazer pontas, dobre a folha no meio, horizontalmente. Corte da parte inferior para fora e para cima para fazer uma ponta do tamanho desejado. Para fazer uma borda arredondada, pegue uma tigela ou prato que seja do tamanho apropriado para o efeito desejado. Faça o contorno da metade do prato ou tigela para criar um formato arredondado perfeito.

  5. Utilize o molde dobrando o tecido. Dobre-o quantas vezes forem necessárias para se adequar à janela. Para criar os estilos das bordas, dobre o tecido diversas vezes. Dobre o tecido três vezes na largura para criar um bandô com três pontas, por exemplo.

  6. Alfinete o molde no tecido e corte-o em volta.

Loading...

Dicas

  • Veja imagens em revistas ou vá até uma loja para ver os diferentes modelos de bandôs disponíveis.
  • Use os bandôs em conjunto com outras cortinas. Eles funcionam bem como uma borda no topo de uma cortina tradicional ou bloqueadores solares. Os bandôs também funcionam bem em cortinas ao estilo de cafeterias, cobrindo apenas a metade da janela.

O que você precisa

  • Jornal
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Lápis

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...