on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um molde de borracha de uma estatueta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A fabricação de moldes é a forma mais comum de passar um objeto para outro material e também permite fazer várias cópias idênticas. Um tipo de molde usado para fazer estatuetas é o de borracha, que é flexível e não estraga o objeto original. A melhor mameira de se fazer um molde de borracha de uma estatueta é em duas partes, criando um molde que se separa uniformemente ao meio.

Instruções

Os moldes de borracha permitem duplicar qualquer objeto (roman figurine image by Vadim Naumov from Fotolia.com)

    Primeira impressão do molde de borracha

  1. Crie uma caixa para fazer moldes, com uma parte superior aberta e uma parte inferior que caiba sua estatueta. A caixa pode ser feita de Lego se a estatueta for pequena ou de placas de papelão coladas. Certifique-se de que a caixa é, pelo menos, 1 cm maior do que a estatueta em todas as dimensões.

    Loading...
  2. Achate um pedaço de massa de modelar sobre sua superfície de trabalho para que você tenha um retângulo de 1,3 cm de grossura e de tamanho ligeiramente maior do que a abertura inferior da caixa. Coloque a caixa sobre a massa para que ela ganhe um fundo. A caixa não precisa ser retangular ou quadrada, mas tem que ser maior do que a sua estatueta em todas as dimensões.

  3. Misture não mais do que metade da borracha de silicone com o catalisador, utilizando um copo descartável e algo para mexer, como uma vara de madeira ou palito de picolé. Verifique se não ficaram bolhas de ar na mistura.

  4. Despeje a mistura na caixa, enchendo-a até a metade.

  5. Pressione a estatueta na borracha, cobrindo-a até a metade. Faça o mesmo com várias bolas de artesanato ou bolinhas de gude para que fiquem marcações em torno da estatueta. Essas marcações vão te ajudar a encaixar o molde posteriormente.

  6. Deixe descansar por 12 horas para que a borracha endureça.

    Finalize o molde de borracha

  1. Retire as bolas de artesanato da primeira metade do molde. Misture o restante da borracha de silicone e o catalisador.

  2. Despeje a mistura na caixa, por cima da estatueta, ate que a caixa esteja cheia e a estatueta esteja completamente coberta.

  3. Deixe o molde endurecer por 12 horas. Retire as metades da caixa, separe-as delicadamente e tire a estatueta. O molde irá se separar com facilidade, já que a borracha de silicone não gruda facilmente.

  4. Junte as metades do molde, verificando se as bordas e marcações estão alinhadas.

  5. Faça um pequeno furo no fundo do molde com a lamina de barbear. Cerifique-se de que o buraco é fundo o bastante para alcançar a cavidade interna do molde.

Loading...

Dicas

  • Para determinar a quantidade exata de borracha de que precisará, saiba o volume da caixa. Um quilo de borracha deve ser o suficiente para uma estatueta pequena. Se estiver trabalhando com uma estatueta grande, a borracha também é vendida em quantidades maiores. Você pode comprar a borracha para moldes pela internet e na maioria das lojas de artesanato, assim como em lojas de moldagem.
  • Quando o molde estiver finalizado, coloque o material que deseja usar diretamente no buraco que foi feito. Separe o molde novamente quando o material secar.

Aviso

  • Esse método funcionará apenas para estatuetas que não tenham buracos ou aberturas. Se precisar fazer o molde de um objeto com buracos, você deve fazer um molde de três partes.

O que você precisa

  • Estatueta
  • Lego ou papelão
  • Massa de modelar
  • 1 kg de borracha de silicone para moldes
  • Copos descartáveis
  • Ferramentas para mexer
  • Bolas de madeira de artesanato
  • Elásticos
  • Gilete

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...