Mais
×

Como fazer um molde do corpo todo usando ataduras gessadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Antes de criar um molde do corpo todo usando ataduras gessadas, há algumas coisas a se considerar. Primeiro, o gesso libera calor ao endurecer e secar. Isso significa que um molde do corpo todo não deve ser feito ao mesmo tempo; engesse primeiro as costas e depois o tórax e também um membro por vez. Para isso, você precisará de duas a três pessoas: uma delas será o modelo e as outras aplicarão as ataduras. As ataduras gessadas normalmente endurecem rapidamente, por isso, quanto mais pessoas aplicando-as melhor.

Instruções

Faça um molde do corpo todo usando ataduras gessadas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Corte as ataduras em pedaços mais fáceis de se trabalhar — com 15 por 15 cm.

  2. Passe vaselina em todas as áreas do corpo que entrarão em contato com as ataduras gessadas. Se o modelo estiver usando uma roupa elástica, aplique a vaselina sobre ela.

  3. Encha a bandeja de tinta com água a mais ou menos 24 °C.

  4. Submerja, de forma inclinada, a primeira atadura na água por não mais do que cinco segundos, como o site Art Molds Lifecasting recomenda.

  5. Retire a atadura da água e use os dedos para apertá-la e remover assim o excesso de água. Se a sua atadura gessada estiver pingando, seu endurecimento demorará muito mais.

  6. Aplique a atadura ao corpo do modelo começando pelos pés. Repita o processo de molho e coloque as próximas ataduras de maneira que elas se sobreponham em uma lateral do corpo por vez. Forme de duas a três camadas de ataduras para deixar o molde bem forte.

  7. Após três ou cinco minutos, remova o molde de ataduras. Se ele ainda estiver flexível, aguarde mais cinco minutos. Se você estiver cobrindo o membro inteiro e não apenas metade dele, corte o gesso com uma espátula para removê-lo.

  8. Engesse o outro lado do corpo, começando a partir do passo dois, enquanto o primeiro gesso endurece. Se você estiver engessando o membro inteiro, passe para o próximo enquanto o primeiro endurece.

Dicas

  • Se você achar que as ataduras estão endurecendo rápido demais, acrescente sal à água.
  • Troque a água antes que se torne "leitosa", pois isso, segundo o site "Art Molds Lifecasting", melhorará o endurecimento das ataduras.
  • A água fria impedirá que as ataduras endureçam, enquanto uma água muito quente acelerará o processo.
  • Utilize ataduras adicionais para unir as duas metades do molde de gesso, ou então as use separadamente.

Aviso

  • O calor das ataduras alcança seu pico em 15 minutos. Avise o modelo de que isso não o queimará, mas o gesso poderá se tornar desconfortável.

O que você precisa

  • Tesoura
  • Ataduras gessadas
  • Vaselina
  • Água
  • Bandeja de tinta
  • Espátula para gesso
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article