Mais
×

Como fazer um molde de gesso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O gesso ou gesso parisiense é usualmente usado para fazer moldes e outras ferramentas para olaria. Esse guia mostrará como preparar gesso e usá-lo para fazer um molde para uma roda de olaria

Instruções

Mistura para gesso (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Preparando o gesso

  1. Existem muitos tipos e marcas diferentes de gesso. Só compre a quantidade que você precisará para um projeto, pois o gesso não pode ser bem preservado a menos que possa ser selado em um recipiente completamente hermético. A proporção correta para trabalhar com moldes é de 1,2 kg de gesso para 250 ml de água.

  2. Quando fizer a mistura, meça a água em primeiro lugar e coloque-a em um balde ou tigela de plástico. Polvilhe o gesso levemente e lentamente para impedir que haja aglutinação.

  3. Quando todo o gesso for polvilhado, deixe a mistura se abrandar por dois minutos. Abrandar é a técnica de deixar a massa de gesso absorver o máximo de água possível. Não fazer isso pode resultar em manchas secas e rachaduras em seu molde.

  4. Uma vez que o abrandamento estiver completo, tire fora toda a água restante que ficar no topo da mistura.

  5. Mexa com a mão. A mistura deve ser efetuada de modo a agitar e expulsar as bolhas de ar. Não balance ou bata. O ponto é fazer com que o ar vá para fora, e não para dentro. Um bom método é colocar a mão com a palma para cima na parte inferior da tigela, e mexer os dedos vigorosamente. Continue o procedimento por dois ou três minutos.

  6. O gesso deve começar a engrossar. Você pode notar que está pronto quando deixar um leve rastro ao passar um dedo sobre a superfície da mistura.

    Derramando o gesso

  1. Moldes redondos de gesso são úteis para trabalhos com rodas ou para a construção de bobinas. Pegue uma forma de torta que tenha de 15 a 20 cm de diâmetro.

    Moldes de Gesso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Use óleo de cozinha ou vaselina para revestir o interior da forma da torta.

  3. Despeje o gesso na forma fazendo um movimento espiral. Para garantir que o molde fique com uma espessura uniforme, deixe o gesso transbordar pela forma e raspe a sobra da parte superior com uma régua.

  4. O gesso fresco precisará de cinco ou seis dias para secar completamente, para então ser submetido ao uso normal. Para acelerar esse processo, coloque o molde perto de um radiador quente. Não deixe que ele fique quente ao toque, pois, dessa forma, o gesso ficará fraco e quebradiço. Lâmpadas infravermelhas são a melhor maneira para solidificar gesso rapidamente, uma vez que podem secar tanto o lado interno quanto o lado externo do material.

  5. Uma vez que o gesso estiver completamente seco, vire a forma da torta e deixe seu novo molde de gesso deslizar suavemente. Aproveite!

O que você precisa

  • Mistura para gesso
  • Água
  • Balde para a mistura
  • Formas para gesso
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article