Como fazer um molde de látex para gesso

Escrito por melissa j. bell | Traduzido por angela spada
Como fazer um molde de látex para gesso
Os moldes são usados para fazer réplicas de um objeto em outro material (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Às vezes, fazer um molde pode ser complicado, caro e exigir tempo, particularmente no caso de um escultor iniciante ou de uma pessoa que faz por passatempo, procurando iniciar-se em moldagem. Os moldes são usados para fazer réplicas de um objeto em outro material. Muitas vezes, o modelo é uma escultura de argila, mas pode também ser um objeto sólido tridimensional existente, como uma estátua de mesa ou de decoração de feriado. Talvez você queira fazer uma cópia de uma peça muito querida ou criar seus próprios enfeites e designs originais em argila. Uma maneira fácil de reproduzir o seu modelo é fazer um molde de peça única com látex e fundir a reprodução em gesso.

Instruções

  1. 1

    Decida qual é o objeto que deseja reproduzir. Pode-se usar um objeto existente, desde que seja sólido, ou esculpir seu próprio desenho em argila Plasticine. Use selante de cristal transparente acrílico Krylon na escultura de Plasticine e deixe secar, antes de continuar.

  2. 2

    Com argila de modelagem, acrescente uma base em formato de pirâmide ao objeto. Isso criará um funil, no qual poderá despejar o gesso quando o molde estiver pronto. Cubra seu espaço de trabalho com papel de cera, para evitar bagunça.

  3. 3

    Cubra seu objeto com o composto de látex para moldes, deixando limpo o fundo da base. Você pode mergulhar o objeto diretamente no balde de látex ou passar uma cobertura de látex com um pincel pequeno banhado em solução de detergente lava-louça. Certifique-se de passar o látex em todos os detalhes do design do objeto e então agite ou retire o excesso com o pincel. Deixe a primeira camada secar completamente.

  4. 4

    Acrescente uma segunda camada de látex ao objeto. Deixe secar completamente. Você poderá reconhecer se o látex secou quando sua cor escurecer um pouco.

  5. 5

    Aplique uma terceira camada de látex ao objeto e deixe o molde secar. Se não tiver certeza sobre a espessura do seu molde, acrescente uma quarta cobertura extra, para dar corpo.

  6. 6

    Role o molde do objeto para cima, começando pela abertura do funil, e vá subindo lentamente. Tenha cuidado para não marcar a parte interna do molde com as unhas. Retire o objeto do molde.

  7. 7

    Encha o molde feito de látex com a mistura de gesso, evitando o funil que você fez. Deixe o gesso secar e remova o molde, rolando-o para cima, da mesma maneira que fez anteriormente. Agora já deve ter uma réplica perfeita do seu objeto original.

Dicas & Advertências

  • O cristal transparente acrílico Krylon pode levar várias horas para secar.
  • Você pode agilizar o processo de secagem com um ventilador ou secador de cabelo.
  • Certifique-se de que cada camada de látex esteja bem uniforme e sem bolhas de ar.
  • Talco pode ajudar a remover o látex pegajoso. Certifique-se de limpar o pó do molde de látex, antes de usá-lo.
  • Se o método do funil não funcionar para o seu objeto, poderá procurar outros tipos de moldes.
  • Não aplique spray de selante dentro da casa. Será necessário estar em uma área bem ventilada.

O que você precisa?

  • Composto de látex para fazer moldes
  • Pincel pequeno mergulhado em solução de detergente lava-louça
  • Papel de cera
  • Mistura de gesso
  • Argila de modelagem
  • Cristal transparente acrílico Krylon
  • Ventilador ou secador de cabelo

Lista completaMinimizar