on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um molde de mocassim

Atualizado em 21 novembro, 2016

Criar um molde é o passo mais importante na costura qualquer peça de vestuário, e isto é particularmente verdade com calçados. Embora mocassins sejam relativamente fáceis de costurar, é um molde desenhado com precisão que lhe dará resultados bem-sucedidos. Se for com calma e prestar muita atenção na criação de seu molde, você será recompensado com um par de mocassins duradouro, bem como com a satisfação de um trabalho benfeito.

Instruções

Um molde benfeito resultará em um sapato duradouro (native american image by Joy Fera from Fotolia.com)
  1. Na posição sentada, coloque seu pé em uma folha de papel de forma que você não esteja colocando todo o seu peso sobre ele. Isso ajudará a desenhar uma linha menos distorcida. Trace seu pé, tendo o cuidado de delineá-lo o mais próximo e com maior precisão possível. Em seguida, simplifique sua linha a 5mm a partir da borda do seu pé. Isto irá criar a sola de seu mocassim. Corte a peça para usar na próxima etapa.

    Loading...
  2. Coloque o pé no molde da sola, com o lápis, crie quatro marcas de medição para usar no resto do seu molde. Desenhe uma marca no peito do pé, calcanhar, dedos e na linha média, que é o ponto em frente ao peito do pé.

  3. Para criar a frente, ou topo, do seu molde é muito simples. Coloque seu molde de sola em uma folha de papel e trace a partir da marca do peito do pé até a marca da linha média ao redor dos dedos do pé. Retire a peça da sola e faça uma linha reta desde o peito do pé até a linha média. Para acomodar o inchaço de seu pé ao longo do dia em seu mocassim finalizado, você deve adicionar 2,5 cm na borda de seu molde começando do peito do pé e da linha média, afinando conforme progride em direção aos dedos do pé. Recorte o molde.

  4. A parte final de seu molde de mocassim é a parte do calcanhar. Meça do peito do pé para até sua linha média, dando a volta no calcanhar. Adicione 2,5 cm a esta medida. Em seguida, meça a partir da marca do calcanhar até altura em que deseja que a peça do calcanhar fique. Escreva estas medidas. Com estas informações como guia, desenhe uma forma retangular em um pedaço de papel e recorte. Este é o molde para sua peça do calcanhar.

  5. Se assim desejar, agora você pode fazer um teste em tecido do seu molde para ajustar qualquer detalhe que não esteja de acordo com o seu pé. Lembre-se de que os mocassins tendem a calçar bem no início e depois laceiam lentamente para acomodar o pé. Isto é o que cria o ajuste personalizado e sensação de um bom par de mocassins.

Loading...

O que você precisa

  • Papel de gramatura alta
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...