×
Loading ...

Como fazer um molde de papel para costura

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprender a fazer um molde de costura de papel é fácil e possibilita criar e gravar suas próprias roupas e modelos para uso futuro. No entanto, um papel especial para moldes de costura leve pode ser usado ao fazer o seu próprio molde de papel, podendo ser mais desejável usar um papel branco mais grosso ou papel pardo. Os mais grossos utilizados em moldes podem aumentar a durabilidade do seu molde de costura. Se você perceber que está frequentemente alterando um padrão comprado em loja que você usa, considere seguir os passos para criar o seu próprio molde com suas especificações e personalizações para tornar mais convenientes confecções futuras.

Instruções

  1. Selecione o papel apropriado para o molde de papel para costura que você deseja criar. O tradicional será mais leve e mais fácil de dobrar; mas o branco ou pardo será mais durável e mais rígido.

    Loading...
  2. Decida se o seu molde de papel para costura será de um tamanho único ou em vários tamanhos, como os da loja. Criar um molde para um tamanho será mais simples, mas a criação de um molde com vários tamanhos oferecerá mais versatilidade ou espaço para adaptações. Este molde também pode servir como base para criar moldes futuros.

  3. Desenhe um esboço do projeto final em um pedaço de papel, seja ele uma roupa, vestido, boneca ou animal. Defina todas as peças que serão necessárias para o projeto final e crie uma lista ou alguns esboços das peças sobre o desenho. Assegure-se de que todos os elementos necessários para o projeto final sejam incluídos no molde, o que inclui colares, bolsas, fitas e amarrações, se necessário.

  4. Desenhe um esboço do maior tamanho do projeto final sobre o papel para moldes com um lápis ou outro instrumento de escrita que você possa apagar, pois ajustes precisarão ser feitos antes de finalizar o molde de costura em papel. Considere o uso de símbolos tradicionais de modelagem, deixando o desenho mais padronizado e mais fácil de ser entendido posteriormente (ver link em Referências).

  5. Usando marcadores permanentes, marque as linhas finais do molde e símbolos no papel. Lembre-se de marcar o posicionamento dos bolsos ou costuras para a roupa ou com os olhos, nariz, boca, braços e outros recursos para bonecas ou outros desenhos.

  6. Se desejar, recorte o molde, dobre-o e coloque todas as peças do molde de costura em um saco ou caixa com dizeres claros para armazená-lo. Eles precisam ser armazenados em um ambiente fresco e seco longe da luz solar direta para que o papel não se parta, as peças não se grudem e a tinta usada no desenho não borre ou desbote.

Loading...

O que você precisa

  • Papel para moldes tradicional ou rolo grande de papel branco ou pardo
  • Papel
  • Lápis
  • Caneta permanente, marcadores
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Sacola plástica

Referências

Loading ...
Loading ...