on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um molde de quebra-cabeças

Atualizado em 23 março, 2017

Quebra-cabeças são um passatempo popular entre jovens e adultos, e requerem apenas uma superfície plana, como uma mesa. Um quebra-cabeças consiste em peças de formatos diferentes que, quando propriamente arranjadas, formam uma imagem. As peças são tradicionalmente feitas de papelão, madeira ou plástico. Dezenas de fabricantes de quebra-cabeças do mundo todo utilizam alta tecnologia, como lasers, para cortá-las. Seja criativo e use suas próprias fotos para criar um quebra-cabeças. Amplie o tamanho da imagem a ser impressa e cole-a em uma folha de papelão. Vá além e faça seu próprio cortador de peças para criar o seu jogo.

Instruções

Faça um quebra-cabeças do jeito que desejar (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Como fazer

  1. Corte um pedaço da folha de compensado, que será a base para o cortador de peças. Deixe cerca de 5 cm a mais de largura do que o tamanho desejado para as peças. Suavize os cantos ásperos usando a lixadeira. Assim, ficará mais confortável trabalhar.

    Loading...
  2. Faça uma linha a 5 cm de distância da borda do compensado e continue por todo seu perímetro, criando uma forma retangular. Esse espaço irá indicar o local em que suas peças irão encaixar. Começando pelo canto, desenhe as formas das peças na madeira, preenchendo toda a área até que esteja completa. Molde as peças de acordo com as que você conhece ou trace a partir de um quebra-cabeças existente, uma por uma. Certifique-se de que cada peça tenha uma saliência de um lado e uma cavidade de outro, de maneira a encaixar corretamente as peças. As saliências também ajudam a manter o quebra-cabeças no lugar conforme as pessoas vão montando-o.

  3. Use uma ferramenta para cortar a madeira nas partes retas e curvas, criando sulcos na base. Faça cortes uniformes e deixe a madeira com cerca de 3 mm de espessura para ter uma base resistente para o molde de metal.

  4. Lixe ou amole uma ponta das chapas de metal para conseguir uma superfície afiada. Para isso, use uma lixadeira ou faça manualmente com uma pedra de amolar. Use luvas de couro finas, porém resistentes para proteger as mãos do metal afiado. Corte a chapa de metal com um cortador, criando pequenas lâminas afiadas de cerca de 5 cm de altura e 6 mm de largura.

  5. Insira as lâminas nas ranhuras da madeira, com o lado afiado para cima. Aplique uma camada generosa de cola epóxi para mantê-las no lugar. Continue posicionando as lâminas até que todas as ranhuras estejam preenchidas. O quebra-cabeças começará a tomar forma conforme você for montando. Verifique se as pontas das lâminas estão na mesma altura, de maneira que cortem as peças corretamente quando você pressionar a imagem, aplicada em uma folha de papelão, contra as mesmas.

Loading...

O que você precisa

  • Folha de compensado
  • Serra
  • Lixadeira
  • Marcador
  • Cortador de madeira
  • Chapas de metal de 5 cm de largura
  • Lixadeira de metal
  • Cortador de metal
  • Luvas de couro
  • Cola epóxi

Referências

Loading ...
Loading ...